Família de Tijucas comemora aniversário especial de filha com Síndrome de Rett

Apesar das limitações físicas e da dependência para as atividades diárias, Maria Eduarda é uma jovem cheia de vida e alegria

Família de Tijucas comemora aniversário especial de filha com Síndrome de Rett

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em um lar repleto de afeto e esperança, no bairro Universitário em Tijucas, a jovem Maria Eduarda celebra hoje seu 16º aniversário. Para ela e sua família, cada dia é uma vitória. Diagnosticada com Síndrome de Rett, uma condição neurológica rara, Maria Eduarda representa a resiliência e a força de vontade, enquanto sua mãe, Elisandra, encarna o espírito de dedicação e empreendedorismo.

Maria Eduarda nasceu aparentemente saudável e foi aos três anos de idade que sua família começou a notar mudanças significativas. "Esteriotipias das mãos, perda da fala, e o retorno ao uso de fraldas foram alguns dos sintomas que começaram a se manifestar", relata Elisandra. Após consultas médicas e exames, veio o diagnóstico: Síndrome de Rett, uma condição até então desconhecida para a família.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Com o diagnóstico, iniciou-se uma busca por informações e apoio. "Conseguimos o suporte da APAE e da Abre-te para compreender melhor a síndrome e ajudar nossa filha da melhor maneira possível", diz a mãe.

Apesar das limitações físicas e da dependência para as atividades diárias, Maria Eduarda é uma jovem cheia de vida e alegria. "Ela não fala, usa fralda e necessita de ajuda para comer e brincar, mas faz tudo isso com um sorriso no rosto", comenta Elisandra. Maria Clara, a irmã de Maria Eduarda, também é parte fundamental desse núcleo de amor e cuidado.

Elisandra encontrou na culinária uma forma de contribuir com a renda familiar, sem deixar de lado os cuidados com a filha. "Eu faço doces para vender, já que não posso trabalhar fora de casa e ficar longe de minha filha", diz ela. E, claro, para comemorar o aniversário de 16 anos de Maria Eduarda, Elisandra preparou docinhos especiais que simbolizam não apenas o amor de uma mãe por sua filha, mas também a capacidade de resiliência e adaptação dessa família inspiradora.

O pai e os amigos também fazem parte deste círculo de suporte e amor que rodeia Maria Eduarda. "É um esforço coletivo, cheio de amor e compreensão, que faz cada dia ser especial", conclui Elisandra.

O aniversário de Maria Eduarda não é apenas uma data festiva, mas também um lembrete da resistência e da beleza da vida, mesmo quando confrontada com desafios aparentemente intransponíveis. O amor e a dedicação dessa família servem de exemplo e inspiração para todos.

Feliz 16º aniversário, Maria Eduarda! Que seu sorriso continue a iluminar a vida de todos que têm o privilégio de conhecê-la.