Alerta de tempestades severas previstas para o Sul do Brasil

O Conexão GeoClima alertou para a possibilidade de eventos meteorológicos severos entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na próxima semana

Alerta de tempestades severas previstas para o Sul do Brasil

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Conexão GeoClima, referência em previsões meteorológicas, alertou para a possibilidade de eventos meteorológicos severos entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na próxima semana. 

Segundo as análises recentes, há uma previsão de tempestades severas, principalmente no Estado Gaúcho.

As previsões indicam a formação de nuvens de tempestade com grande desenvolvimento vertical, o que poderá resultar em precipitações intensas, fortes rajadas de vento e a possibilidade de granizo. Esses fenômenos podem acarretar em quedas de árvores, enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Especialistas do Conexão GeoClima ressaltam que eventos severos como esses requerem análises detalhadas por modelos de alta resolução, que fornecem informações mais precisas entre 24 a 48 horas antes do evento. Ressalta-se que o cenário é sujeito a alterações até os dias previstos.

As instabilidades, segundo as previsões, devem avançar em direção ao oceano, contribuindo para a formação de um ciclone extratropical em conjunto com uma frente fria. Este fenômeno será acompanhado pela incursão de ar mais frio, porém, não se espera quedas significativas de temperatura, apenas uma redução devido à presença de nuvens e chuvas.

O litoral do Rio Grande do Sul deve se preparar para a ocorrência de rajadas de vento intensas, decorrentes do ciclone que se formará próximo à costa.

Autoridades locais estão em alerta e recomendam medidas de precaução para minimizar impactos e garantir a segurança da população. Acompanhamento constante das atualizações meteorológicas é essencial para os próximos dias.