Aluna da Apae completa 100 anos esbanjando alegria e longevidade em SC

O aniversário foi comemorado junto com amigos e funcionários da instituição

Aluna da Apae completa 100 anos esbanjando alegria e longevidade em SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

No dia 20 de agosto, Eva Cordeiro dos Santos celebrou seu centésimo aniversário no Lar dos Velhinhos São Roque, em Ponte Serrada, no Oeste catarinense. Eva é a residente mais idosa do Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caesp) da Apae local.

Atualmente com 100 anos, Eva, que possui deficiência intelectual moderada, continua a participar das atividades oferecidas pela instituição, demonstrando interesse em jogos como dominó e quebra-cabeça, bem como em projetos que envolvem papel reciclado e estopa automotiva. Segundo Marlene Acunha, diretora do Caesp/Apae, a dedicação de Eva às atividades é um reflexo de seu envolvimento ativo na comunidade.

Eva nasceu em 1924 em Machadinho, Rio Grande do Sul. Após a perda precoce de sua mãe, foi morar com uma madrinha em Concórdia. Com o tempo, perdeu contato com sua madrinha e, eventualmente, se mudou para Ponte Serrada, onde foi acolhida por conhecidos na Vila CTG Pouso dos Tropeiros.

Em 2006, a Assistência Social de Ponte Serrada encaminhou Eva para o Lar dos Velhinhos, buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida e mais oportunidades de interação social. No mesmo ano, foi diagnosticada com deficiência intelectual moderada, caracterizada por dificuldades de atenção e processamento de informações.

Mesmo sem visitas de familiares, Eva tem mostrado satisfação em contribuir para as atividades diárias do lar. A comemoração de seu aniversário foi um momento de alegria para todos os envolvidos, destacando a importância do cuidado com os idosos e o impacto positivo das atividades oferecidas pelo lar.

A vida de Eva é um testemunho de longevidade e participação ativa, e sua história continua a inspirar aqueles ao seu redor. Com informações Oeste Mais.