Bebê prematuro colocado em bolso de jaleco para dancinha recebe alta hospitalar

O caso que ocorreu em agosto repercutiu nas redes sociais e gerou revolta na população

Bebê prematuro colocado em bolso de jaleco para dancinha recebe alta hospitalar

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na noite de segunda-feira (11), o recém-nascido prematuro que se tornou o centro de uma polêmica no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, foi liberado para ir para casa. A confirmação foi feita nesta terça-feira (12) pela própria instituição médica.

Para relembrar, o bebê havia sido colocado no bolso do jaleco de uma fisioterapeuta enquanto ela dançava, um ato que foi filmado por colegas.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

O caso

Nesta segunda-feira (14), um vídeo compartilhado pelo vereador de Itajaí, Osmar Teixeira, mostrou uma fisioterapeuta terceirizada do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen dançando com um bebê recém-nascido dentro do bolso de seu uniforme.

O vereador Teixeira, integrante da comissão de saúde da Câmara, manifestou sua indignação e comunicou que irá enviar a denúncia para o Ministério Público. Além disso, ele confirmou ter entrado em contato direto com a instituição hospitalar sobre o ocorrido.

O Jornal Razão buscou um posicionamento do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, que fez questão de manifestar "completa indignação e repúdio com a conduta inapropriada e criminosa praticada e registrada em vídeo postado nas redes sociais por uma fisioterapeuta terceirizada, prestadora de serviços na instituição, manipulando indevidamente um recém-nascido".

A unidade hospitalar também enfatizou que "todas as medidas jurídicas – criminais, ético-administrativas e cíveis - estão sendo tomadas com o maior rigor possível, inclusive com apuração de colaboradores que filmaram ou participaram dessa cena lastimável, sem defender a criança".

Por fim, ainda em nota, o hospital declarou que "com 380 partos mensais em média, o Hospital Marieta tem no respeito e na humanização ao recém-nascido e às parturientes sua premissa de trabalho há várias décadas. Este ato isolado não pode manchar a imagem de centenas de profissionais que atuam na unidade e zelam diariamente cuidando dos bebês".

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) declarou, em nota, que valoriza o cuidado e respeito no atendimento aos pacientes.


Confira a nota na íntegra:

“O Hospital Marieta vem a público manifestar sua completa indignação e repúdio com a conduta inapropriada e criminosa praticada e registrada em vídeo postado nas redes sociais por uma fisioterapeuta terceirizada, prestadora de serviços na instituição, manipulando indevidamente um recém-nascido.

Todas as medidas jurídicas – criminais, ético-administrativas e cíveis – estão sendo tomadas com o maior rigor possível, inclusive com apuração de colaboradores que filmaram ou participaram dessa cena lastimável, sem defender a criança.

Com 380 partos mensais em média, o Hospital Marieta tem no respeito e na humanização ao recém-nascido e às parturientes sua premissa de trabalho há várias décadas. Este ato isolado não pode manchar a imagem de centenas de profissionais que atuam na unidade e zelam diariamente cuidando dos bebês.

Direção Geral e Administrativa do HMMKB”