
Divulgação / Redes sociais
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Em um cenário que combina tradição e sabor, o município de Blumenau, situado no Vale do Itajaí, celebrou seus 173 anos de forma bastante singular. No último sábado, dia 2 de setembro, a cidade apresentou uma cuca monumental, pesando 1.662,27 quilos e estendendo-se por 199 metros. Essa façanha foi certificada pelo Instituto Rank Brasil como a maior cuca já produzida no país.
Para dar vida a essa obra culinária, um exército de 18 pessoas, lideradas pelo empresário Roberto Fritzke, trabalhou incessantemente durante um período de 24 horas. "O trabalho foi árduo, mas cada minuto valeu a pena ao ver o olhar da comunidade saboreando um pedaço da nossa história e cultura," afirmou Fritzke.
O projeto de criar uma cuca de tamanho recorde não teve apenas a intenção de comemorar o aniversário de Blumenau. O plano também tinha um caráter inclusivo e diversificador. Nos anos anteriores, o tamanho da cuca coincidia com a idade da cidade. No entanto, neste ano, a medida foi propositalmente alterada para 199 metros, um tributo aos 199 anos da Imigração Alemã no Brasil, marcando o ano de 2023.
Este ano, a competição foi acirrada. A cidade de Agudo, no Rio Grande do Sul, havia estabelecido um novo recorde no mês de julho. "Nós sabíamos do desafio, mas não baixamos a guarda. Isso só alimentou nossa determinação", revela Fritzke.
A Receita da Conquista
A composição da cuca gigante incluiu:
600 quilos de farinha
800 ovos
350 quilos de açúcar
400 quilos de farofa
E para satisfazer todos os paladares, a cuca foi dividida em diversas seções de sabor, incluindo farofa, banana com farofa, linguiça Blumenau, maracujá, nata, pêssego com nata, abacaxi e até chocolate branco e chocolate.
Ao distribuir a cuca inteira para a comunidade local, a prefeitura de Blumenau não só festejou um aniversário mas também reforçou a identidade cultural da cidade e prestou homenagem à rica história da imigração alemã no Brasil. Em um mundo cada vez mais globalizado, ações como essa reiteram a importância das raízes e das tradições que fazem cada lugar único.