Buracos de Tijucas ganham bolo de aniversário: "completou um ano"

Com direito a 'velas' de comemoração e 'parabéns pra você', buracos em rótula de Tijucas ganham festa de aniversário

Buracos de Tijucas ganham bolo de aniversário: "completou um ano"

Reprodução / Associação de Moradores do Bosque da Mata

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Moradores reclamam há muito tempo da situação de uma das rótulas do Loteamento Mata Atlântica. Este é um problema que se arrasta por vários anos. Na verdade, ninguém nem lembra quando começou. O que todo mundo lembra é do barulho das molas ao passar por aquele local. 

Residentes do Bosque da Mata, Mata Atlântica e vizinhança se reuníram num protesto pacífico neste domingo, 25. A manifestação ocorreu, justamente, na polêmica rótula. 

"Realmente, é uma vergonha. Essa é uma das minhas maiores revoltas enquanto gestor público. Sei que incomoda e muito a população e é por isso que já estamos adotando medidas eficazes. Os moradores estão revoltados, e com razão. Dizem que fez um ano de aniversário. Sim, justamente. Pois há um ano arrumamos, de novo, aquela rótula. Foram várias vezes tentando arrumar. O que ninguém fala é a razão destes buracos, e é importante que a população tenha conhecimento", explica Vilsinho da Pisobello, Secretário de Obras de Tijucas. 

Segundo Vilsinho, como a região do Mata Atlântica é uma das que mais cresce em Tijucas, com incontáveis caçambas, caminhões e máquinas pesadas transitando por ali, a estrutura da rótula acaba sempre sendo comprometida.

"Mais recentemente, desde a última vez que arrumamos, o que acabou com ela foi o aterro feito pelo Loteamento Galápagos e demais obras naquela região, devido ao tráfego pesado de veículos de carga com materiais. A verdade é que essas cargas sequer poderiam transitar pelas ruas de Tijucas, deveríamos ter vias específicas para este tipo de movimentação e isso é uma cobrança que precisa ser feita para o Governo do Estado e Governo Federal, pois o município não tem recursos para este tipo de obra. Todavia, enquanto isso, vamos trabalhar com o que temos", ressalta Vilsinho. 

Após dois meses de conversas, um acordo foi estabelecido entre a Secretaria de Obras, a empresa BR Lamin, responsável pelo BR Felice e por um novo loteamento na região o Loteamento Galápagos.

A BR Lamin comprometeu-se a fornecer o 'rachão' (um tipo de brita), lajota e mão de obra. A Secretaria de Obras contribuirá com o maquinário necessário, enquanto o Loteamento Galápagos se responsabilizará pela "bica corrida" (base sobre o rachão) e a areia para a obra.

A ação na rótula começará na próxima semana, com a estrutura sendo desmontada e invertida para reduzir o impacto dos caminhões traçados que transitam pela área. A nova configuração foi cuidadosamente planejada por engenheiros para evitar os problemas recorrentes da rótula.

Além do problema da rótula, a Secretaria de Obras está lidando com o problema dos buracos no Bosque da Mata. Os responsáveis pelos loteamentos foram notificados para tomar providências. Ainda que a área esteja sob a responsabilidade da prefeitura atualmente, a infraestrutura está na garantia, no 'seguro', colocando a responsabilidade nas mãos das empresas loteadoras por até 5 anos, conforme o plano diretor. 

Esta ação conjunta mostra o compromisso da comunidade de Tijucas e das empresas envolvidas em resolver os problemas estruturais da cidade, permitindo que a 'nova Tijucas' cresça de forma sustentável e segura para seus habitantes.