Cachorro é abandonado após atropelamento e tem pata amputada, em Palhoça

O animal precisou passar por uma cirurgia e, devido ao estado de saúde crítico, teve sua perna direita amputada

Cachorro é abandonado após atropelamento e tem pata amputada, em Palhoça

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Palhoça foi palco de um episódio de crueldade que chocou a comunidade local: um cachorro, agora conhecido como Valente, foi resgatado em condições lamentáveis em uma praça pública. O animal, encontrado com as patas dianteiras enfaixadas e em estado crítico de saúde, teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência, resultando na amputação de sua perna direita.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Proteção a Animais Domésticos (DPA) apontaram para um ato de negligência extrema. O início do calvário de Valente se deu após ser atropelado por um motorista, que mesmo procurando atendimento veterinário inicial, optou por abandonar o animal ferido, deixando-o à própria sorte em uma praça, sem o cuidado contínuo necessário.

A DPA ressaltou que a atitude do motorista não é apenas desumana, mas também configura um delito penal. O ato de abandonar um animal ferido, especialmente após ser o responsável direto por suas lesões, constitui uma forma de maus-tratos, prevista no Código Penal. A falta de ação do motorista não só agravou a condição de Valente, mas também levou à difícil decisão de amputar uma de suas patas.

O caso se agravou pelo fato de que o investigado não buscou apoio em entidades como o órgão municipal de bem-estar animal, ONGs, ou protetores independentes, apesar de ter sido alertado sobre as implicações legais de seu ato pelos funcionários do hospital veterinário.

A história de Valente, entretanto, encontrou um raio de esperança na solidariedade da comunidade. Através das redes sociais, uma campanha de arrecadação foi organizada para custear o tratamento veterinário necessário. Graças a esse esforço coletivo, o cachorro agora se recupera em um lar temporário, à espera de uma família que possa oferecer o ambiente amoroso e seguro que ele merece.

A resposta da comunidade não apenas proporcionou a Valente uma chance de recuperação e uma nova vida, mas também enviou uma mensagem clara: atos de crueldade contra animais não serão tolerados. O caso segue sob apuração judicial, e o responsável pelo sofrimento de Valente foi indiciado por maus-tratos qualificados a animais.

Para aqueles que desejam estender a mão a Valente, informações sobre adoção clique AQUI.