Casa giratória em Gaspar completa uma volta em oito minutos

Veja a história por trás da casa giratória construída por Edevaldo Rocha

Casa giratória em Gaspar completa uma volta em oito minutos

Reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em Gaspar, no Vale do Itajaí, uma casa inusitada atrai visitantes devido à sua capacidade de girar ao simples acionamento de um botão. A estrutura, idealizada pelo empresário Edevaldo Rocha, de 73 anos, pode completar uma volta em apenas oito minutos. Segundo o proprietário, o movimento não interfere no conforto dos ocupantes, e a casa pode girar para ambos os lados, parando na posição desejada, como por exemplo, voltada para a área de festas durante um evento.

A residência, situada no bairro Gasparinho, em um sítio no interior do município, foi construída há seis anos. Apesar de Rocha não morar no local, ele passa a maior parte do tempo lá e abre as portas com orgulho para mostrar a peculiaridade da casa. O mecanismo de rotação envolve engrenagens e rolamentos, e apenas o imóvel se move, enquanto a varanda e a área de festa permanecem fixas.

A ideia de construir uma casa giratória surgiu após uma conversa entre apostadores. Rocha aceitou o desafio de um familiar que duvidou de sua capacidade de criar algo semelhante a um restaurante giratório que haviam visto. Em apenas uma semana, ele iniciou a construção, que levou quatro meses para ser concluída. Como pagamento da aposta, Rocha ganhou um churrasco com chope.

A casa giratória de Gaspar se tornou um atrativo local, demonstrando a criatividade e a engenhosidade de seu construtor. Além de oferecer uma experiência única aos visitantes, a residência prova que com determinação e habilidade, é possível transformar ideias inovadoras em realidade. Virou até pauta no Balanço Geral. Veja: