Centro de Operações Integradas monitora o abastecimento de água 24 horas, sete dias por semana

. Com equipamentos de alta tecnologia, o COI consegue controlar toda a distribuição de água no município

Centro de Operações Integradas monitora o abastecimento de água 24 horas, sete dias por semana

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Oito grandes telas, computadores, dezenas de gráficos, centenas de informações. Este é o ambiente do Centro de Operações Integradas (COI) da Águas de Bombinhas, que funciona 24 horas, sete dias por semana. Funciona como o “cérebro” da concessionária. Com equipamentos de alta tecnologia, o COI consegue controlar toda a distribuição de água no município.

No COI, os colaboradores da Águas de Bombinhas têm acesso, entre outros dados, a informações precisas das variações de pressão e vazão. “Isso dá mais segurança operacional ao abastecimento e permite identificar, de forma remota, qualquer alteração no sistema, o que torna o trabalho no campo mais rápido e eficiente”, comenta a diretora executiva da Águas de Bombinhas, Maraísa Mendonça.

Variações na pressão e vazão podem indicar, por exemplo, a existência de um grande vazamento. As equipes de campo então realizam o trabalho já com uma região determinada, reduzindo o tempo de ação e os impactos para a comunidade. O COI possui ainda informações sobre a atividade de boosters (equipamentos que regulam e pressão e melhoram o abastecimento em regiões mais altas), assim como dos níveis dos reservatórios.

Para simulações hidráulicas e melhoria da performance do sistema de abastecimento de água, o COI utiliza um software específico para modelagem e gestão da distribuição. “As informações do Centro de Operações Integradas são importantes também para definir futuros investimentos”, finaliza a diretora.

Saiba mais sobre a Águas de Bombinhas nas redes sociais da empresa, pelo site www.facebook.com.br/aguasbombinhas e instagram @aguasbombinhas.