Chuva de meteoros vai Iluminar o céu de Santa Catarina

A melhor visão dos meteoros será ao olhar na direção Norte

Chuva de meteoros vai Iluminar o céu de Santa Catarina

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Os céus de Santa Catarina serão palco para a fascinante chuva de meteoros Líridas, visível a olho nu já neste final de semana. Originada pelo rastro de detritos do Cometa Thatcher, descoberto em 1861, este espetáculo astronômico promete ser mais intenso entre a noite de domingo (21) e a madrugada de terça-feira (23), de acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

As Líridas, que são ativas desde o dia 14 de abril, continuarão a encantar os observadores até o dia 30 deste mês. Justino recomenda que o período de maior visibilidade será na madrugada de segunda-feira (22), especialmente próximo às 4h da manhã, onde poderão ser vistos entre 10 a 20 meteoros por hora.

Para aqueles interessados em observar este fenômeno, aqui vão algumas dicas: escolha um local com baixa luminosidade, longe das luzes urbanas, como um campo aberto ou uma fazenda. A melhor visão dos meteoros será ao olhar na direção Norte, de onde eles parecerão emanar.

Meteoros são basicamente objetos sólidos que entram na atmosfera da Terra e podem ser observados como estrelas cadentes. Se forem menores que um metro, são chamados de meteoroides, mas se forem maiores, são conhecidos como asteroides. Alguns deles sobrevivem à passagem pela atmosfera e chegam à superfície terrestre, sendo então denominados meteoritos.

Este evento é caracterizado pela aparição de múltiplos meteoros que parecem irradiar de um único ponto no céu, conhecido como radiante, que, no caso das Líridas, localiza-se na constelação de Lira.