Chuvas intensas e risco de inundações em Santa Catarina

Defesa Civil monitora e emite avisos à população

Chuvas intensas e risco de inundações em Santa Catarina

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nas últimas 12 horas foram registradas chuvas médias de 45mm em todo o estado. A equipe de monitoramento da Defesa Civil indica que a chuva vai se manter persistente até o amanhecer de sexta-feira (12), com volumes médios acumulados que variam entre 70 a 90 mm, podendo superar os 100 mm em pontos específicos.

O risco de inundações é alto nos municípios do Alto Vale do Itajaí. Modelos hidrológicos indicam que o nível do rio em Rio do Sul pode atingir entre 7,5 a 8,5 metros até esta sexta-feira,12. Hoje o rio está na marca de 6,2 metros. Cenários mais severos apontam a possibilidade de níveis entre 9 a 10 metros. Nas demais áreas das bacias hidrográficas dos rios Itajaí, os níveis de atenção para inundações devem ser atingidos, com risco alto de alagamentos e enxurradas nas áreas em laranja e risco moderado nas áreas em amarelo, no mapa.


No sábado (13), a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre Santa Catarina trará novamente chuvas intensas e volumosas ao estado. As precipitações devem começar na manhã de sábado, intensificando-se entre a tarde e a noite, e se estendendo até a manhã de domingo (14). O sistema deve se afastar para o mar no decorrer do domingo, diminuindo a intensidade das chuvas em todo o estado.

De acordo com a Defesa Civil, devido às chuvas acumuladas ao longo da semana, as condições geológicas de Santa Catarina estão em estado de atenção. O Planalto, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis estão com risco elevado de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante o final de semana. As outras regiões de Santa Catarina estão em estado de observação devido à fragilidade do solo.

Temperaturas baixas

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, o tempo instável e chuvoso, combinado com a presença de uma massa de ar frio, tem mantido as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando muito de 15°C. Este comportamento permanece pelo menos até o fim de semana.

Para as madrugadas e amanhecer são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado, as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C.

Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 12 e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) está atualizando constantemente os cenários de previsão. A população é aconselhada a acompanhar os Avisos Hidrometeorológicos e Geológicos emitidos diariamente pela SDC para se manter informada e tomar as devidas precauções.

Recomendações:

Proteção: Use roupas adequadas e mantenha-se agasalhado, especialmente durante as noites e madrugadas.

Aquecimento: Verifique o funcionamento de aquecedores e tome cuidado com o uso de fogões a lenha ou gás para evitar acidentes.

Animais: Garanta abrigo adequado para animais de estimação.

Saúde: Cuide de sua saúde, evitando a exposição prolongada ao frio e hidratando-se adequadamente.

Trânsito: Motoristas devem redobrar a atenção nas estradas, especialmente nas regiões serranas.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br