Imagem ilustrativa
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Na quinta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando perigo de tempestades em Santa Catarina. O alerta, válido até as 10h desta sexta (19), também se estende a partes do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Este fenômeno é resultado de um ciclone extratropical previsto para atingir a região.
Os efeitos mais intensos do ciclone estão previstos para as primeiras horas desta sexta-feira. Conforme o Inmet, há riscos de corte no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos em áreas afetadas.
Em resposta, a Defesa Civil de Santa Catarina aconselha a população a evitar áreas alagadas, minimizar o contato com águas de enchente e buscar refúgio seguro durante chuvas intensas e temporais.
O ciclone deve impactar diretamente a Grande Florianópolis, além das regiões do Vale do Itajaí, Oeste, Norte e Sul de Santa Catarina. Projeções indicam acumulados de chuva entre 50 e 100 mm/dia, acompanhados por ventos fortes, que podem atingir velocidades de 60 a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo.
Este evento meteorológico segue a recente tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira (16), e a madrugada de quarta (17). O temporal causou estragos consideráveis, bloqueio de vias e interrupção de serviços essenciais. Em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi registrada a morte de uma pessoa em decorrência dos impactos da tempestade.
Com a aproximação do ciclone, autoridades locais reforçam a necessidade de medidas preventivas e alertam para a importância de se manter informado sobre as condições meteorológicas, seguindo as orientações da Defesa Civil e do Inmet para garantir a segurança e minimizar os riscos associados a este tipo de evento climático.