Cidade de SC tem 7 vezes mais galinhas do que gente

Com 55.016 habitantes, a cidade conta com 372.927 mil galinhas

Cidade de SC tem 7 vezes mais galinhas do que gente

Ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

 O município de Canoinhas, localizado no Planalto Norte de Santa Catarina, tem uma população humana de 55.016 mil habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. No entanto, esse número é superado pela quantidade de animais criados em fazendas na mesma área, que chega a 492.673 mil. Para se ter uma ideia, a cidade possui sete vezes mais galinhas do que moradores.

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (08), revela que o Brasil tem 1,9 bilhão de animais domésticos, quase todo esse rebanho bilionário é formado por bois, vacas, galinhas e frangos (1,8 bilhão de cabeças). Isso significa que há aproximadamente nove vezes mais animais do que pessoas no país, e que o rebanho brasileiro é maior do que a população de qualquer país do mundo.

Em Canoinhas, a situação não é diferente. O município tem uma densidade demográfica de 48 habitantes por km², mas uma densidade pecuária de 429 animais por km². A galinhada é a mais numerosa, com 372.927 mil aves, quase sete vezes mais do que o número de habitantes. Em seguida, vem o porco, com 84.924 mil cabeças, e o gado, com 26.053 mil. Há também outras espécies, como ovelhas, cabras, cavalos, búfalos e codornas, em menor quantidade.

A PPM do IBGE considera as granjas avícolas existentes no município, as cooperativas de produtores, o comércio de aves e ovos e, ainda, os abatedouros. A pesquisa mostra que a criação de galinhas subiu 2,4% e o efetivo nacional em 2022 chegou a 259 milhões de aves.

O IBGE afirma que obtém os dados por meio de consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária. A data de referência do levantamento é o dia 31 de dezembro de 2022.