Cidades de Santa Catarina enfrentam granizo e frio intenso

Fenômeno causado por cavado atmosférico e escoamento baroclínico afeta Guatambu e Lages

Cidades de Santa Catarina enfrentam granizo e frio intenso

Piter Scheuer

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O interior de Guatambu e Lages foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (11) por granizo e trovoadas fortes, acompanhados de uma queda expressiva na temperatura. 

Em Guatambu, os termômetros registraram 7ºC, enquanto Lages começou o dia com 5ºC.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, essas condições meteorológicas extremas são causadas pelo aprofundamento de um cavado atmosférico e pelo intenso escoamento baroclínico nos níveis intermediários de 500 hPa. Essas formações atmosféricas foram responsáveis pela instabilidade e pelos eventos climáticos severos na região.

Imagens compartilhadas nas redes sociais por internautas mostraram o granizo acumulado em diversas áreas do interior de Lages, reforçando os relatos de moradores sobre o fenômeno.


Além disso, a Serra Catarinense está em alerta para neve e chuva congelada até a madrugada de sexta-feira, conforme informações da Epagri/Ciram. A madrugada desta quinta-feira foi marcada por temperaturas negativas em várias cidades da região. Bom Jardim da Serra registrou -1,2°C às 4h, Urupema chegou a -0,63°C e São Joaquim atingiu -0,26°C.

A Epagri/Ciram alertou desde terça-feira sobre a possibilidade de ocorrência de chuva congelada e neve nas áreas elevadas do Planalto Sul, incluindo Lages, Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.

Frio e granizo atingem o interior de SC; temperaturas em Guatambu e Lages caem para 7ºC e 5ºC. Serra Catarinense alerta para neve até sexta-feira.

Fonte: Visor Notícias