Deputado Sérgio Guimarães denuncia operadora de plano de saúde por não cumprir Lei do Autista

“Chega ser um martírio as famílias que têm de lutar por tratamento, atendimento e quando pagam um plano de saúde ainda são obrigadas a passar por esse constrangimento"

Deputado Sérgio Guimarães denuncia operadora de plano de saúde  por não cumprir Lei do Autista

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em recente sessão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Sérgio Guimarães (União) levantou uma questão de grande importância para a comunidade autista do estado. Ele denunciou o não cumprimento da Lei Estadual 18.686/23, que garante a validade vitalícia dos atestados de autismo, exigindo que as operadoras de saúde respeitem a legislação vigente.

"É inaceitável que uma lei aprovada por unanimidade e sancionada pelo governador seja ignorada", destacou Guimarães. O parlamentar expressou sua indignação com o descaso de algumas operadoras que continuam a demandar renovação semestral de laudos médicos, prática que impõe um fardo financeiro e emocional às famílias afetadas.

Santa Catarina, estima-se que cerca de 300 mil famílias convivam com o autismo em algum nível, fazendo desta uma questão de ampla relevância social. O custo para obter laudos atualizados a cada seis meses é significativo, oscilando entre R$ 600 e R$ 800 por consulta com um neuropediatra, uma despesa não apenas onerosa, mas também um estresse adicional para essas famílias.

Diante dessa realidade, o deputado anunciou que recorrerá à Procuradoria Geral do Estado, ao Ministério Público de Santa Catarina e ao Procon estadual, buscando assegurar a aplicação da lei. "A legislação foi criada para proteger e facilitar a vida dessas famílias, não para ser ignorada", afirmou ele.