Filha de catarinenses, juíza que condenou Lula a prisão é afastada por desobedecer ordens do STF

Ela vem de uma família politicamente influente no Vale do Itajaí

Filha de catarinenses, juíza que condenou Lula a prisão é afastada por desobedecer ordens do STF

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, decidiu suspender das atividades judiciárias a ex-juíza da 13ª vara de Curitiba, Gabriela Hardt, e três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Eles são acusados de desrespeitar a ordem processual, violar o código da magistratura, prevaricar e ignorar decisões do Supremo Tribunal Federal.

Gabriela Hardt foi a juíza que validou o acordo que permitiu a criação de uma fundação privada financiada com verbas da Operação Lava Jato, que incluiria membros da força-tarefa como administradores. Esta fundação foi ironicamente chamada de “fundação criança esperança” pelo ministro Gilmar Mendes.

Conforme informações apuradas, a decisão de Salomão, que já foi compartilhada com outros membros do Conselho Nacional de Justiça, afirma que Hardt reconheceu ter discutido decisões com membros da já extinta força-tarefa e ter cometido supostas violações relacionadas ao seu dever funcional.

De acordo com a corregedoria do CNJ, Hardt aprovou a criação da fundação com dinheiro da Petrobras usando informações que eram incompletas e informais, apresentadas pelos procuradores de Curitiba, algumas até fora dos autos oficiais. A operação agora está sendo investigada por parecer um esquema de "cash back".

Salomão reconhece os resultados importantes da Lava Jato para o país, mas critica que em certos momentos a operação agiu fora da lei.

Os desembargadores Thompson Flores, Danilo Pereira Júnior (atual juiz da 13ª vara) e Louraci Flores de Lima também estão sendo investigados por não obedecerem a decisões do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Dias Toffoli, que já havia emitido ordens desobedecidas, solicitou a análise dessa questão à Corregedoria.

Esses desembargadores são acusados de ordenar a prisão de pessoas cujos processos já haviam sido suspensos pelo Supremo, devido a suspeitas de irregularidades nas investigações.

Gabriela Hardt vem de uma família politicamente influente em Indaial, cidade onde cresceu, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Seu bisavô, Frederico Hardt, foi o primeiro prefeito de Indaial e fundador de um negócio que se transformou num importante empreendimento na região. O nome Hardt é muito respeitado na cidade, estando presente em nomes de ruas e estabelecimentos comerciais locais.