Ministério da Saúde diz que Faustão teve prioridade “devido à gravidade do caso”

Apresentador passou por transplante cardíaco neste domingo (27)

Ministério da Saúde diz que Faustão teve prioridade “devido à gravidade do caso”

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Ministério da Saúde emitiu um comunicado no início da noite deste domingo (27), após o renomado apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, submeter-se a um delicado transplante de coração. A intervenção médica ocorreu de forma ágil, devido à gravidade do estado de saúde do apresentador.

No decorrer deste domingo, mais um paciente na capital paulista também foi submetido a um transplante cardíaco, com priorização na fila de espera devido à sua condição muito crítica de saúde - esse paciente é o próprio apresentador Fausto Silva. A compatibilidade necessária para o procedimento foi estabelecida, seguindo o mesmo critério aplicado aos outros sete pacientes transplantados simultaneamente.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A nota divulgada pelo Ministério da Saúde destaca a importância de entender que a lista de espera para transplantes é única e abrange pacientes tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto da rede privada. A seleção para transplantes segue critérios técnicos rigorosos, incluindo tipagem sanguínea, compatibilidade genética, peso, altura e critérios de gravidade específicos para cada órgão. Em situações de critérios semelhantes, a ordem cronológica de cadastro é utilizada como critério de desempate. No entanto, pacientes em estado crítico têm prioridade, devido à urgência de suas condições clínicas.

O procedimento de transplante de Faustão foi conduzido com sucesso no Hospital Albert Einstein, onde o apresentador estava internado desde o dia 5 de agosto. De acordo com o hospital, a cirurgia foi realizada durante as primeiras horas da tarde. O comunicado ressalta que o apresentador está em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e que as próximas horas são cruciais para monitorar a adaptação do órgão e garantir o controle de possíveis rejeições.