Imagem ilustrativa
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Uma nova massa de ar frio de origem polar avança sobre a Argentina e trará um intenso resfriamento ao Sul do Brasil neste fim de semana.
No entanto, desta vez, o centro da massa polar passará pelo leste da Argentina e pelo Uruguai, sem avançar diretamente sobre a Região Sul do Brasil, como ocorreu no fim de semana anterior. A previsão indica uma combinação de muita umidade e frio, o que pode resultar em vários tipos de precipitação, incluindo neve nas áreas mais altas da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O resfriamento mais intenso ficará concentrado no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, mas as temperaturas não serão tão baixas quanto no fim de semana anterior. A grande quantidade de nuvens esperada funcionará como um "cobertor", evitando uma queda das temperaturas durante a noite.
Nas regiões mais altas das serras gaúchas e catarinenses, a previsão é de que a umidade e o frio intenso possam gerar precipitações invernais, como chuva congelada e neve. Embora a possibilidade de neve não seja alta, não pode ser descartada.
Nesta sexta-feira e no fim de semana, o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão céu nublado e chuvas que podem ser fortes e volumosas, causando transtornos para a população.
No sábado, a frente fria avançará pelo estado, iniciando a chuva nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente no Litoral Sul e Oeste, onde os volumes podem ser expressivos, com risco moderado de alagamentos e enxurradas. Entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, o tempo nublado predominará, com chuva fraca no final da tarde e noite. A sensação de frio será acentuada pelos ventos de sul, com máximas abaixo de 20°C na maior parte das regiões e abaixo de 10°C no Planalto Sul.
No domingo, a frente fria manterá o tempo chuvoso no Litoral Sul, Grande Florianópolis e áreas centrais do estado, avançando para o norte. As temperaturas permanecerão baixas devido à nebulosidade e aos ventos frios de sul, com rajadas de até 50 km/h nas áreas litorâneas. Na segunda-feira, o tempo seguirá nublado e chuvoso em todas as regiões, mantendo o risco de alagamentos e enxurradas pontuais.