Passo a passo: como comprimir e redimensionar vídeos para enviar onde quiser (sem pagar nada)

Guia prático para comprimir e redimensionar vídeos gratuitamente, permitindo o envio fácil em qualquer plataforma, sem comprometer a qualidade

Passo a passo: como comprimir e redimensionar vídeos para enviar onde quiser (sem pagar nada)

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Com o avanço das tecnologias, as velocidades de envio e recebimento de arquivos ficam cada vez maiores, mas isso não significa que não seja preciso comprimir e redimensionar vídeos e imagens.

Assim como acontece com objetos físicos, os arquivos digitais também possuem tamanhos. É claro que esses tamanhos não são representados por magnitudes visíveis, considerando o meio onde existem, mas a característica cumpre um papel bem semelhante no armazenamento e envio online.

Isto é: arquivos mais pesados podem ter um valor maior, mas também agregam maior dificuldade ao serem compartilhados.

É preciso dividi-los em partes, esperar para que sejam carregados e nem sempre o destinatário é capaz de abri-los. É preciso, então, encontrar uma solução ao problema.

É exatamente aí que entram duas ferramentas indispensáveis no âmbito digital: a compressão e o redimensionamento de arquivos.

Hoje nós vamos explicar como essas ferramentas podem ser usadas no CapCut Online, um serviço de edição de vídeo gratuito e de fácil uso para quem não é experiente.

Como funcionam as ferramentas de comprimir e redimensionar do CapCut Online?

Embora ambos sejam úteis para diminuir o tamanho dos vídeos sem que se perca qualidade, os recursos de comprimir e redimensionar do CapCut Online são distintos.

No redimensionamento, por exemplo, estamos falando da mudança das proporções de um vídeo, o que afeta a altura e a largura.

No caso da compressão, os dados afetados não são visíveis aos usuários, o que permite a diminuição dos tamanhos de maneira mais sutil.

O recurso do CapCut Online analisa individualmente cada arquivo antes de compactá-lo, garantindo a manutenção de detalhes e ajustes feitos pelos usuários na edição.

Os motivos para utilizar as ferramentas variam, sendo um dos mais comuns os limites impostos pelas redes sociais e apps de envio de arquivos.

Plataformas como o WhatsApp e o TikTok limitam alguns tamanhos de vídeos (seja na duração, dimensões ou dados), o que pede o uso dos recursos do serviço.

Como comprimir e redimensionar vídeos com o CapCut Online em 5 passos

Como mencionamos no exato parágrafo anterior, o CapCut é um editor de vídeo online gratuito e que não requer download e instalação para ser utilizado.

Abaixo nós vamos te ensinar como realizar as duas tarefas (compressão e redimensionamento) sem dificuldade e com apenas 5 passos simples!

1 – Considere os seus objetivos ao buscar estes recursos

Antes de comprimir ou redimensionar um vídeo, é preciso que considere os resultados que busca. Isso é importante porque cada objetivo irá levar em conta um recurso e configurações distintas. De maneira geral, vamos nos focar no redimensionamento, mas a compressão aparecerá ao exportar.

Vídeos podem seguir padrões de redimensionamento como 1:1 (quadrado), 9:16 (vertical), 16:9 (horizontal) e outros.

Cada rede social possui parâmetros específicos, mas o CapCut Online conta com templates para todas elas, facilitando a escolha se deseja enviar o material para alguma plataforma.

2 – Crie uma conta na plataforma do CapCut Online

Ao acessar o CapCut Online pela primeira vez para compactar vídeo, é preciso criar uma conta. O cadastro é gratuito e não leva mais que alguns minutos, pedindo-se e-mail, senha e data de nascimento. O site enviará uma mensagem no seu correio eletrônico, a qual deve acessar e confirmar.


3 – Encontre a ferramenta de redimensionamento na página inicial

A ferramenta para redimensionar vídeo online do CapCut está presente já na primeira página acessada do site, após o cadastro.

Vá até a opção “ferramentas mágicas”, em uma coluna do lado esquerdo, e então em “para vídeos”. Uma série de opções ficará disponível, para os mais diversos propósitos.

A que procuramos aparece sob o nome de “redimensionar vídeo”. Ao clicar nela, uma janela será aberta, onde o CapCut Online pedirá que envie o vídeo que deseja redimensionar.

Você pode selecionar o botão “carregar” ou simplesmente arrastar o arquivo diretamente na janela do serviço.


4 – Preste atenção nos formatos disponíveis e na exportação do vídeo

Após enviar o seu arquivo, o CapCut Online tomará alguns segundos para carregá-lo. Lembre-se: quanto mais extensa a duração do vídeo e maior o seu tamanho, mais tempo levará o processo. Quando isso for concluído, a barra ao lado direito da janela mostrará as opções que deve selecionar.

Existem proporções já pré-determinadas, as quais consideram as dimensões mais comuns nas redes sociais e dispositivos.

Assim que tiver feito sua escolha, aguarde o redimensionamento e então aperte o botão “exportar”. Assim como outras, o tempo dessa etapa varia de acordo com cada arquivo.

5 – Explore outros recursos de edição do CapCut Online

Se o seu objetivo é editar vídeos como famosos para as redes sociais, os outros recursos do CapCut Online podem ser tão (ou talvez mais!) interessantes quanto o redimensionamento e a compressão. Para usá-los, basta retornar à página inicial do site e vasculhar as ferramentas individuais do serviço.


Antes mesmo de realizar as tarefas de compressão e redimensionamento, você pode usar o CapCut Online para editar outros aspectos do vídeo. Isso significa que o serviço cumpre múltiplos propósitos, os quais englobam desde os primeiros passos da edição, até os últimos, como é o caso da publicação.

Assim como qualquer outra atividade, quanto mais você utilizar o CapCut Online, mais “craque” ficará na edição de materiais audiovisuais.

E tudo isso com o benefício da gratuidade do serviço, garantindo que não precise se forçar a aprender antes que um período de assinatura seja encerrado. Boa edição!