Pier Turístico de Itapema recebe Licença Ambiental de Instalação

Projeto de R$ 20 milhões visa impulsionar o turismo e promover o desenvolvimento sustentável na área

Pier Turístico de Itapema recebe Licença Ambiental de Instalação

Reprodução/ RGS Engenharia

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta quarta-feira (3), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concederá a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a construção do Pier Turístico de Itapema.

A intervenção envolve a instalação do píer, a dragagem e a execução de um molhe no Rio Perequê, com um investimento estimado em R$ 20 milhões. A cidade aguarda ansiosamente a obra, que deve se tornar um ponto turístico e urbanístico, além de proporcionar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento regional.

A RGS Engenharia, vencedora da licitação, ficará responsável pelo projeto de construção, operação, gestão e manutenção do Píer Turístico da Foz do Rio Perequê. O contrato de concessão, assinado no ano passado, tem como objetivo colocar Itapema no mapa do turismo nacional com um modelo inovador de convivência social, já adotado em outros países.

De acordo com a RGS, Itapema será uma das poucas cidades no Brasil a contar com esse tipo de modelo. A intenção é impulsionar o turismo na região, gerando empregos e renda de maneira sustentável. A construção do Píer Turístico da Foz do Rio Perequê marca um importante passo para a cidade, que busca atrair mais visitantes e fortalecer sua economia. O projeto prevê um espaço para convivência social, com áreas de lazer, gastronomia e entretenimento.

Pacote de licenças do IMA

O conjunto de licenças abrange cinco regiões do estado, incluindo a captação, adução e tratamento de água da Casan em Concórdia (LAP); três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Lages e São Joaquim (LAI); recuperação, reforço e ampliação do cais 3 do Porto de Imbituba (LAI); e linhas de transmissão de energia elétrica da Celesc em Joinville e São Bento do Sul (LOA).

A entrega oficial das licenças de Itapema e Imbituba ocorrerá nesta quarta-feira (3) na sede do IMA em Florianópolis, na presença do governador Jorginho Mello (PL) e da vice-governadora Marilisa Boehm. As demais obras ainda não têm data definida para a entrega.

Sheila Meirelles, presidente do IMA, destaca que a análise dos impactos ambientais é realizada com responsabilidade e foco na sustentabilidade em Santa Catarina.


Com informações de Visor Notícias