Rota alternativa ao Morro dos Cavalos, SC-108 sofre com trânsito pesado

Prefeita faz apelo por pavimentação na região

Rota alternativa ao Morro dos Cavalos, SC-108 sofre com trânsito pesado

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Desde o último sábado, dia 13, a interdição da BR-101 no trecho do Morro dos Cavalos em Santa Catarina tem causado grandes dificuldades para motoristas e caminhoneiros. Com o principal acesso ao Sul do Estado bloqueado, muitos têm buscado rotas alternativas, com a SC-108/SC sendo uma das mais utilizadas, apesar de suas condições precárias.

A rota alternativa passa por diversas cidades como Tubarão, Gravatal, Braço do Norte, até chegar a Rancho Queimado pela BR-282/SC, conectando finalmente a Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça. No entanto, um segmento crítico de 23 km entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis está em péssimo estado, com buracos e riscos de deslizamentos. Um acidente grave ocorreu neste trecho na noite de domingo, dia 14, quando um carro capotou.

A prefeita de Anitápolis, Solange Back, utilizou as redes sociais para expressar sua frustração com a situação da rodovia e apelar por ações do governo estadual. “O descaso com a rodovia é um reflexo da falta de investimento e prioridade das autoridades responsáveis. É hora de honrarmos o legado daqueles que dedicaram suas vidas ao crescimento desta cidade,” declarou a prefeita.

Além de ser uma importante via de escoamento para a produção agrícola local, a estrada é também uma rota turística vital que normalmente leva 40 minutos para ser percorrida. Em condições normais, a estrada já é desafiadora, mas a situação se agrava com chuvas, aumentando o risco de acidentes.

Enquanto isso, a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável, informa que a BR-101 permanecerá fechada enquanto as condições climáticas impedem os reparos necessários. A interdição foi estabelecida preventivamente em dois pontos distintos, e rotas alternativas foram sugeridas para amenizar o impacto.

Motoristas são aconselhados a evitar o trecho bloqueado e buscar caminhos alternativos, como a rota pela BR-282/SC que leva até Lages/SC, e de lá para outras cidades até a normalização da BR-101.