Rótula polêmica de Tijucas está ‘com os dias contados’, garante secretário

Moradores reclamam há muito tempo da situação de uma das rótulas do Loteamento Mata Atlântica, mas tudo vai mudar a partir da próxima semana, garante Vilsinho da Pisobello

Rótula polêmica de Tijucas está ‘com os dias contados’, garante secretário

Lorran Barentin / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Tijucas é uma cidade em transformação e tem enfrentado um problema antigo que se acentuou com o rápido crescimento do Loteamento Mata Atlântica: uma rótula estruturalmente problemática que, após muita contestação dos moradores e negociações, está 'com os dias contados', de acordo com o secretário de Obras, Vilsinho da Pisobello.

A rótula, que já passou por reforma no passado sem um resultado eficaz, encontra-se localizada na área que vem sendo chamada de 'nova Tijucas', um núcleo de expansão imobiliária com diversas novas moradias, loteamentos e projetos em andamento.

Segundo o secretário, a estrutura da rótula foi comprometida pelo aterro feito pelo Loteamento Galápagos e demais obras naquela região, devido ao tráfego pesado de veículos de carga com materiais. Diante dos danos estruturais, Vilsinho decidiu convocar todos os envolvidos para encontrar uma solução conjunta.

Após dois meses de conversas, um acordo foi estabelecido entre a Secretaria de Obras, a empresa BR Lamin, responsável pelo BR Felice e por um novo loteamento na região o Loteamento Galápagos.

A BR Lamin comprometeu-se a fornecer o 'rachão' (um tipo de brita), lajota e mão de obra. A Secretaria de Obras contribuirá com o maquinário necessário, enquanto o Loteamento Galápagos se responsabilizará pela "bica corrida" (base sobre o rachão) e a areia para a obra.

A ação na rótula começará na próxima semana, com a estrutura sendo desmontada e invertida para reduzir o impacto dos caminhões traçados que transitam pela área. A nova configuração foi cuidadosamente planejada por engenheiros para evitar os problemas recorrentes da rótula.

Além do problema da rótula, a Secretaria de Obras está lidando com o problema dos buracos no Bosque da Mata. Os responsáveis pelos loteamentos foram notificados para tomar providências. Ainda que a área esteja sob a responsabilidade da prefeitura atualmente, a infraestrutura está na garantia, no 'seguro', colocando a responsabilidade nas mãos das empresas loteadoras por até 5 anos, conforme o plano diretor.

Esta ação conjunta mostra o compromisso da comunidade de Tijucas e das empresas envolvidas em resolver os problemas estruturais da cidade, permitindo que a 'nova Tijucas' cresça de forma sustentável e segura para seus habitantes.