SC tem município com 99% da população alfabetizada: “único do Brasil”

A cidade é conhecida por sua forte herança cultural alemã

SC tem município com 99% da população alfabetizada: “único do Brasil”

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

São João do Oeste, localizado no extremo oeste de Santa Catarina, a 700 km de Florianópolis, alcançou um marco significativo na educação, registrando a menor taxa de analfabetismo do Brasil em 2022.

De acordo com o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 0,9% dos residentes com 15 anos ou mais na cidade, o que representa somente 48 pessoas, não sabem ler nem escrever. Este resultado posiciona São João do Oeste à frente de todos os 5.570 municípios brasileiros, destacando-se como a única localidade com uma taxa inferior a 1%.

A cidade é conhecida por sua forte herança cultural alemã, refletida na arquitetura e nas festividades locais, e tem uma longa tradição de valorização educacional. Já em 2010, São João do Oeste havia notabilizado uma taxa de escolarização de 100% entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com uma taxa de analfabetismo que era então de 1,04%, uma das mais baixas do país.

Em comparação, Westfália, também no Rio Grande do Sul, apresentou a segunda menor taxa de analfabetismo em 2022, com 1,1%. Outros municípios com taxas notavelmente baixas incluem Rio Fortuna (SC), São Caetano do Sul (SP), Balneário Camboriú (SC) e Águas de São Pedro (SP), todos registrando 1,2%.

A nível nacional, Florianópolis se destacou entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, com uma taxa de analfabetismo de apenas 1,4%. Este dado é indicativo de um avanço significativo na Região Sul do Brasil, que ostenta a menor taxa regional de analfabetismo, com 3,45%, seguida pelo Sudeste com 3,9%. Em contraste, o Nordeste registrou a maior taxa, com 14,2%.

O exemplo de São João do Oeste serve como um modelo inspirador para outras cidades brasileiras.