Seguindo os passos de BC: Mais uma praia catarinense se prepara para alargamento

Obra de alargamento da faixa de areia de praia em Florianópolis foi autorizada pelo IMA e está prevista para começar em outubro deste ano

Seguindo os passos de BC: Mais uma praia catarinense se prepara para alargamento

internet / Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A obra de alargamento da faixa de areia da praia de Jurerê, em Florianópolis, foi autorizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e está prevista para começar em outubro deste ano.

O projeto, que tem como objetivo alargar cerca de 3,3 quilômetros da praia, recebeu licença nesta semana, permitindo que a prefeitura inicie os serviços. O custo previsto é de R$ 24 milhões, e a execução tem prazo de cinco meses.

Jurerê, conhecida como uma das praias mais badaladas de Santa Catarina, seguirá o exemplo de outras praias do estado que já passaram por obras semelhantes, como as praias Central, em Balneário Camboriú, Canasvieiras e Ingleses, na capital. A megaobra busca uma empresa especializada para realizar a alimentação artificial da praia através de dragagem.

O edital do processo foi lançado em julho, após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) identificar problemas em um documento anterior. A expectativa da Secretaria de Transportes e Infraestrutura é que a praia esteja com seus 3.380 metros alargados no início da temporada de verão 2023/2024.

Para referência, a praia de Canasvieiras foi alargada em 2020, e a obra na praia dos Ingleses foi finalizada em abril deste ano. O alargamento da faixa de areia é uma prática comum para combater a erosão e aumentar o espaço de lazer para os visitantes, beneficiando o turismo local.