Aberta oficialmente a temporada de avistamento de baleias-franca em SC

Primeiro avistamento foi registrado na região do Farol de Santa Marta, em Praia Grande,

Aberta oficialmente a temporada de avistamento de baleias-franca em SC

Reprodução/ Farol das Baleias

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Com o início do inverno, o litoral de Santa Catarina celebra a chegada das majestosas baleias-franca. A primeira avistagem da temporada foi registrada na região do Farol de Santa Marta, em Praia Grande, Laguna, pela equipe do Projeto ProFranca do Instituto Australis.

As baleias-franca já começaram a marcar presença no Brasil na semana passada, com três baleias adultas avistadas na costa de Torres, no Rio Grande do Sul. As mesmas foram anteriormente vistas na costa do Uruguai, evidenciando o começo de sua migratória anual em busca de águas mais quentes.

As baleias-franca viajam ao litoral brasileiro durante os meses mais frios para acasalar, parir e amamentar seus filhotes. Devido à sua predileção por ficar perto da costa, é possível avistar essas baleias gigantes facilmente da praia ou de locais mais elevados ao lado do mar.

A temporada de avistamento, que se estende de junho a setembro, atinge seu pico nos meses de agosto e setembro. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, situada no litoral centro-sul de Santa Catarina, especialmente na costa de Imbituba, Laguna e Garopaba, é reconhecida como a principal área de concentração desses mamíferos marinhos.

Os observadores de baleias são encorajados a fazer o registro de avistamentos no mapa interativo do Projeto ProFranca, acessível no site www.baleiafranca.org.br/avistagens. O Instituto Australis monitora e pesquisa a espécie, coletando esses valiosos dados dos avistamentos.

Além das baleias-franca, a região também recebe a visita das baleias jubarte durante essa época. Esses animais migram em busca de águas mais quentes para alimentação e reprodução e geralmente se concentram no litoral sul da Bahia. Contudo, foram avistadas mais frequentemente no litoral catarinense e mais perto das praias, como foi o caso de uma baleia jubarte avistada na Praia Central de Balneário Camboriú no dia 4 de junho.

A temporada de avistamento de baleias é uma ocasião fascinante que ressalta a biodiversidade marinha do Brasil e oferece uma oportunidade única para apreciar esses animais impressionantes em seu habitat natural.


Com informações de Diarinho.