ATENÇÃO: Rio Grande do Sul tem novo dia caótico de chuvas e coloca SC em alerta

Algumas estações meteorológicas na capital gaúcha registraram mais de 150 mm de chuva, superando até mesmo as previsões mais pessimistas

ATENÇÃO: Rio Grande do Sul tem novo dia caótico de chuvas e coloca SC em alerta

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Porto Alegre vive uma tarde de caos nesta quinta-feira (23), com chuvas intensas e inundações atingindo diversos bairros da cidade. Até 15h30min, algumas estações meteorológicas na capital gaúcha registraram mais de 150 mm de chuva, superando até mesmo as previsões mais pessimistas.

As consequências foram desastrosas. Passadeiras instaladas no Rio Forqueta para permitir a passagem de pessoas após a queda de pontes entre Lajeado e Arroio do Meio arrebentaram. Um militar do exército, em um bote, tentou evitar o rompimento das passadeiras, mas a força das águas foi implacável.

Há mais de 20 dias, o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, vindo de Porto União, Santa Catarina, está no Rio Grande do Sul para prestar ajuda humanitária. Durante esse período, inúmeras pessoas foram salvas, ruas desobstruídas e pontes construídas. Uma das ações mais notáveis foi a construção de uma passadeira ou “ponte flutuante” pelos soldados catarinenses para ligar Lajeado e Arroio do Meio. Infelizmente, essa estrutura foi arrastada pelas águas nesta tarde chuvosa.

Porto Alegre enfrenta uma situação crítica. Áreas como São Geraldo, Floresta, Navegantes, Centro Histórico, Menino Deus, Cidade Baixa e Praia de Belas, que haviam secado nos últimos dias, voltaram a ficar submersas. A situação é especialmente grave na zona Sul da cidade, onde vários bairros estão inundados.

A cidade mergulha no caos devido a uma combinação de fatores. Primeiro, o nível do Guaíba continua acima do nível de transbordamento, com marcas ao redor de 3,20 m na régua da TideSat no Cais do Centro. Segundo, a rede de macrodrenagem está saturada e cheia de lixo, sendo incapaz de absorver a água da chuva e refluindo o Guaíba em alguns pontos. Além disso, algumas casas de bombas não estão funcionando ou estão com limitações. Terceiro, a chuva em apenas 12 horas atingiu um volume equivalente à média de todo o mês, com mais de 100 mm de precipitação, sobrecarregando ainda mais a rede de drenagem.

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram acumulados de 130 mm em Belém Novo e 109 mm no Jardim Botânico até às 15h desta quinta-feira. Na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), a precipitação chegou a 107 mm no Cristal, 95 mm no Partenon e 80 mm em Belém Velho.

A população de Porto Alegre está em alerta, com ruas e avenidas alagadas desde a madrugada desta quinta-feira. O Cemaden confirmou que o volume de chuva em 12 horas ultrapassou os 100 milímetros na Zona Sul da capital, deixando os moradores apreensivos.

Entre a tarde desta quinta-feira, 23, e a manhã de sexta-feira, 24, Santa Catarina estará sob a influência de uma frente fria que se aproxima, que favorece a formação de pancadas de chuva com trovoadas e temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo.

Os temporais terão início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira, 23, e avançam para as demais regiões do estado entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira, 24. As áreas identificadas em laranja no mapa estão com risco alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado moderado.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) recomenda que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e tome as devidas precauções para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos adversos esperados para o dia.

Monitoramento meteorológico

De acordo com o Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, nesta quinta-feira, 23, a aproximação de uma nova frente fria no Extremo Oeste e Oeste catarinense, provoca um aumento na quantidade de nuvens e chuvas.

As temperaturas em Santa Catarina variam significativamente, com os termômetros marcando entre 22°C e 27°C no Grande Oeste, Médio Vale e áreas litorâneas, enquanto nos planaltos e no Alto Vale do Itajaí as temperaturas oscilam entre 16°C e 23°C. O transporte de ar quente associado à condição pré-frontal favorece rajadas de vento dos quadrantes norte/noroeste, que podem atingir velocidades entre 50 km/h e 70 km/h, com pontuais acima entre o Grande Oeste e a Serra.

Nas próximas horas, o avanço da frente fria deve intensificar a formação de temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, aumentando o risco de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais, principalmente nas regiões do Oeste. Os ventos continuarão a apresentar rajadas moderadas a pontualmente fortes, mantendo um risco baixo a moderado para ocorrências associadas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul.