Divulgação / Redes sociais
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Em um esforço de conservação marinha que capturou a atenção dos habitantes de São Francisco do Sul, uma baleia cachalote-pigmeu, com aproximadamente 3,6 metros, foi resgatada após encalhar na praia de Ubatuba na manhã de sábado (11).
O mamífero marinho, encontrado em uma situação crítica, está agora sob cuidados intensivos no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, localizado em Florianópolis.
A cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), uma espécie adulta, demandou uma operação de resgate imediata e meticulosa. Em uma ação rápida para salvar a vida do animal, uma “piscina” improvisada foi montada na praia. Esse espaço temporário permitiu aos veterinários monitorar de perto sua condição, avaliando a frequência cardíaca e respiratória, além de tratar sintomas de afogamento e exaustão.
Importante destacar o papel fundamental das equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Associação R3 Animal e dos pesquisadores do Projeto Toninhas do Brasil/Univille, que se uniram no resgate e nos primeiros socorros à baleia. A ação conjunta foi essencial para manter o animal hidratado e estável até a sua transferência para o centro especializado em Florianópolis.
O caso da cachalote-pigmeu em Ubatuba reitera a importância do monitoramento costeiro e da rápida resposta em situações de animais marinhos em risco. Além do imediato socorro ao animal, o incidente serve como um lembrete valioso sobre a vulnerabilidade de espécies marinhas e a necessidade de proteção dos ecossistemas marinhos.
Enquanto a cachalote-pigmeu se recupera, especialistas em vida marinha acompanham seu progresso, esperançosos de que ela possa retornar ao seu habitat natural em breve, reforçando assim os esforços de conservação de espécies marinhas em Santa Catarina e em todo o litoral brasileiro.