Baleia ‘carneada pra churrasco’ em praia de SC? Entenda!

A baleia, que tinha sete metros de comprimento e pesava cerca de cinco toneladas

Baleia ‘carneada pra churrasco’ em praia de SC? Entenda!

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Após a morte de uma baleia da espécie bryde na praia do Campo Bom, em Jaguaruna, surgiram várias imagens e vídeos nas redes sociais sugerindo que partes do animal teriam sido retiradas para consumo em churrasco.

No entanto, essa hipótese foi prontamente descartada, pois os procedimentos realizados tiveram como objetivo a coleta de material para estudos científicos.

A baleia, que tinha sete metros de comprimento e pesava cerca de cinco toneladas, encalhou na última quinta-feira (13) e não sobreviveu apesar dos intensos esforços de resgate por parte de diversas instituições, incluindo ProFRANCA/Instituto Australis, Polícia Militar Ambiental de Laguna, Ceclimar/URGS, Univali de Itajaí e Univille de Joinville.

Karina Groch, diretora do ProFRANCA, sediada em Imbituba, comentou o ocorrido: “Infelizmente, o animal veio a óbito e o trabalho, agora, é removê-lo do local até a areia para a realização da necrópsia, utilizando equipamentos fornecidos pela prefeitura do município.” A necrópsia é essencial para entender as causas da morte e coletar dados que podem ajudar na preservação desta espécie no futuro.

O encalhe e a morte da baleia ocorreram em circunstâncias complicadas, incluindo um banco de areia e maré baixa que dificultaram o resgate. A comunidade local, juntamente com o Corpo de Bombeiros e voluntários, mostrou notável esforço e colaboração durante a tentativa de salvamento.