Calor intenso e baixa umidade ameaçam saúde em várias regiões de SC

O calor é impulsionado pelos ventos que trazem ar quente do centro e norte do Brasil

Calor intenso e baixa umidade ameaçam saúde em várias regiões de SC

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Nesta semana, Santa Catarina enfrenta temperaturas elevadas, com termômetros marcando acima dos 30°C em grande parte do estado e chegando perto dos 40°C no Grande Oeste e Litoral Sul. O calor é impulsionado pelos ventos que trazem ar quente do centro e norte do Brasil. Durante as madrugadas, as mínimas também não devem cair muito, mantendo-se acima dos 20°C em diversas regiões.

A situação é agravada pela baixa umidade relativa do ar, que fica abaixo de 30% na maior parte do estado e atinge níveis críticos de menos de 20% no Grande Oeste. Esse cenário aumenta significativamente o risco de desidratação, insolação e o agravamento de problemas cardiorrespiratórios, conforme destacado pela Defesa Civil. As áreas em laranja no mapa do órgão estão em risco alto para esses transtornos, enquanto nas áreas amarelas e verdes, o risco é moderado e baixo, respectivamente.

Orientações da Defesa Civil:

  • Evitar atividades físicas durante o período mais quente do dia;
  • Beber bastante água, consumir frutas e vegetais;
  • Manter o ambiente umedecido com vasilhas de água ou toalhas úmidas;
  • Limpar os olhos com algodão e água esterilizada para prevenir problemas oculares.

A recomendação é que a população esteja atenta e siga as orientações para minimizar os impactos desse calor intenso e da baixa umidade.