"Cenário completamente surreal", alerta meteorologista para o Sul do Brasil

Rio Grande do Sul terá ainda mais chuvas e enchentes nos próximos dias. Situação é caótica, alerta a Conexão GeoClima

"Cenário completamente surreal", alerta meteorologista para o Sul do Brasil

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Conforme as previsões da equipe de meteorologistas da Conexão GeoClima, parceiros do Jornal Razão, elevados índices pluviométricos são projetados no centro-norte do Rio Grande do Sul e no extremo sul de Santa Catarina.

Todo o Brasil acompanha a tragédia no Rio Grande do Sul. Mais de 80% das cidades gaúchas foram devastadas. O número de mortes confirmadas já ultrapassou 110, além de centenas de feridos e desaparecidos. Quase 250 mil pessoas estão desabrigadas e incontáveis residências foram destruídas.

Infelizmente, as previsões não indicam sinais de melhora para essa situação nos próximos dias. Na próxima sexta-feira (10), um cavado, ou seja, uma região de baixa pressão, vai se aprofundar e dar origem a um ciclone na altura do Estado gaúcho.

O modelo europeu projeta chuvas que podem atingir 350 milímetros até o dia 14, com a maior parte desse volume prevista para sábado, domingo e segunda-feira. O Litoral Norte gaúcho, que abriga milhares de desalojados pelas chuvas, será uma das áreas onde mais deve chover no Rio Grande do Sul durante os próximos dias.

Outros modelos corroboram essas previsões com acúmulos de chuva um pouco inferiores, mas ainda assim preocupantes, oscilando entre 200 e 300 milímetros nesse período.

O alerta máximo é válido para a região centro-norte do Rio Grande do Sul, englobando a capital, e estendendo-se até o extremo sul de Santa Catarina, abrangendo tanto o Planalto Sul quanto o Litoral Sul.

Para aqueles que já enfrentam adversidades, é crucial que adotem medidas de resguardo nos próximos dias, visto que os modelos meteorológicos têm indicado o retorno das chuvas há algum tempo. É com pesar que comunicamos que os desafios tendem a se intensificar nas áreas mais impactadas nos próximos dias. Neste momento, apelamos à vigilância e ao autocuidado, em nome da segurança e do bem-estar de todos.

É só na próxima terça-feira que ingressará uma massa de ar mais seco e frio. O tempo melhora e o sol aparece, trazendo consigo o primeiro dia com cara de inverno de 2024.