Choveu mais de 500mm nas proximidades do Morro dos Cavalos

Várias rodadas seguidas com previsões meteorológicas colocam mais de 700mm totais até terça-feira (16), o que torna este evento catastrófico

Choveu mais de 500mm nas proximidades do Morro dos Cavalos

Reprodução / Conexão GeoClima

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O evento que começou na última quinta-feira (11), quando a Conexão GeoClima (clique aqui para seguir no Instagram), parceiros do Jornal Razão, alertou para um alto volume de chuva até a próxima terça-feira (16), está se concretizando, infelizmente. Uma estação meteorológica localizada próximo do Morro dos Cavalos, no município de Palhoça/SC, já registra mais de 500 milímetros de chuva.

ATENÇÃO: Receba as atualizações gratuitamente pelo WhatsApp em tempo real. Clique aqui e entre no grupo do Jornal Razão!

Várias casas estão inundadas em Imbituba/SC. O Rio Cubatão, localizado no município de Santo Amaro da Imperatriz/SC está em estado de alerta, podendo transbordar a qualquer momento no centro da cidade. Duas pontes em São João Batista foram completamente comprometidas e uma delas foi arrastada pela enxurrada. 

A BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça/SC, totalmente bloqueada. Alternativa é o usuário que segue sentido Porto Alegre desviar pelo km 228 e prosseguir até o km 215 da BR-101/SC, para acessar a BR-282/SC. Já o usuário que segue sentido Curitiba deve desviar pelo km 236 da BR-101/SC, para acessar a BR-285/SC.

Não recomendamos desviar pela SC-108/SC que passa por Tubarão, Gravatal, Braço do Norte, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Anitápolis e Rancho Queimado, pegando a BR-282/SC, sentido Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça. São 23 km de estrada de chão entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis. O risco de deslizamento de terra é altíssimo.

A recomendação de desvio é pegar a BR-282/SC no município de Palhoça/SC e seguir até Urubici/SC, descer em direção a Bom Jardim da Serra/SC, acessar a Serra do Rio do Rastro e prosseguir em direção ao litoral. Embora possa demandar um pouco mais de combustível, esta rota é mais eficaz e segura para você, motorista, e sua família.