Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Nesta última semana de maio, estão circulando pela internet vídeos mostrando o que aparenta ser neve em municípios da Serra Catarinense, como São Joaquim e Vargeão. Apesar das imagens e da própria prefeitura de São Joaquim terem confirmado a presença de neve, a Defesa Civil de Santa Catarina declarou que não houve registro oficial do fenômeno na região.
De acordo com o meteorologista Victor Bortolucci, da página Conexão GeoClima, os modelos meteorológicos não indicavam a possibilidade de neve na região.
“Embora houvesse um potencial climático devido ao posicionamento do ciclone, como o clima nublado, frio e a chuva na Serra, os modelos ainda não previam neve,” explicou.
Bortolucci também observou que o vídeo foi gravado em um local de trabalho com madeira, sugerindo que a substância visível pode ser serragem. Além disso, a neve não é visível ao fundo do vídeo, apenas em frente à lente da câmera, levantando dúvidas sobre a autenticidade.
“Verificamos uma quantidade desproporcional de ‘neve’ em frente à lente da câmera, com praticamente nenhuma evidência no fundo da imagem”, explicou o meteorologista.
O especialista apontou que a fina garoa presente nas imagens pode ser confundida com neve, conhecida como “água neve”.
No entanto, após observar o maquinário e o vapor de água solto pela pessoa que gravava, notou-se que a precipitação não tinha o comportamento típico da neve.
“O vapor de água não cai rapidamente ao se encontrar com a suposta neve, indicando que se trata apenas de uma garoa fina,” afirmou.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que não houve registro de neve no estado, apenas frio intenso. O boletim diário da Defesa Civil salientou que o potencial era alto para ciclone, tempo nublado, frio e chuva na região da Serra Catarinense, mas excluiu a possibilidade de neve.
Com informações de ND+