Divulgação
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina emitiu um alerta às 19h de sexta-feira (17), enfatizando a condição crítica da Barragem Sul, em Ituporanga, após as fortes chuvas entre quinta (16) e sexta-feira (17). O reservatório atingiu 31 metros, iniciando o processo de vertimento às 17h20.
Sheila Dias, coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, esclarece que a operação de vertimento é um procedimento controlado, conduzido por uma equipe técnica especializada. “Essa ação visa garantir a segurança da população e reduzir os impactos da elevação do nível da barragem", explica Sheila.
A série de chuvas intensas já resultou em alagamentos e inundações em diversas regiões de Santa Catarina, com a bacia do Rio Tijucas, abrangendo Nova Trento, São João Batista, Canelinha e Tijucas, apresentando níveis críticos de água.
O prefeito em exercício de Tijucas, Sérgio Fernandes Cardoso, destaca a urgência de a população manter-se informada e seguir as recomendações da Defesa Civil. "Nossa prioridade é a segurança dos cidadãos. Pedimos que todos fiquem atentos às instruções da Defesa Civil e procurem abrigos seguros se necessário", salientou Sérgio.
A Defesa Civil do Estado mantém vigilância constante sobre as condições climáticas e os níveis de rios e barragens, estando em estado de alerta máximo. A população é aconselhada a acompanhar as atualizações e seguir as orientações dos órgãos competentes.
Para emergências, os números de contato são o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelos números 199, (48) 3263-8159 ou (48) 98467-4806.