Descoberta inédita: Nova espécie de sapo é identificada em SC

Cientistas revelam a descoberta do pingo-de-ouro-do-tabuleiro, um novo anfíbio endêmico do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Descoberta inédita: Nova espécie de sapo é identificada em SC

Reprodução/ CNN

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma nova espécie de anfíbio, chamada pingo-de-ouro-do-tabuleiro, foi descoberta no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina. O sapo, que mede entre 1 e 1,3 centímetro de comprimento, foi identificado pela pesquisadora Milena Wachlevski e sua equipe, em um estudo recentemente publicado.

De acordo com o relatório, o pingo-de-ouro-do-tabuleiro é único e pode ser encontrado exclusivamente entre as folhas caídas no topo das montanhas do parque. O animal apresenta características distintivas, como coloração verde-oliva na parte superior e na cabeça, braços e pernas alaranjados, e uma notável ausência de alguns ossos e dedos funcionais.

Para chegar a essa descoberta, os cientistas passaram várias horas examinando a serapilheira, camada de material orgânico proveniente da decomposição de animais e plantas, da Mata Atlântica. Posteriormente, realizaram análises de DNA, morfologia externa e óssea, bioacústica, além de comparações com outras espécies de Brachycephalus já conhecidas.

A descoberta do pingo-de-ouro-do-tabuleiro sublinha a importância da preservação de áreas de conservação, como a Serra do Tabuleiro. O parque, que é a maior unidade de proteção integral de Santa Catarina, abrange uma área de 84 mil hectares e é coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente do estado.

“Isso ratifica ainda mais a efetividade do Tabuleiro na proteção da biodiversidade e o marca como uma das mais importantes unidades de conservação”, afirmou Marcos Maes, coordenador do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

A identificação do pingo-de-ouro-do-tabuleiro dá aos pesquisadores uma nova oportunidade de entender a biodiversidade e a ecologia do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e reforça a necessidade de proteger e conservar esses habitats importantes.

Com informações de CNN.