‘Dilúvio' em SC: cidade registra mais de 300mm de chuva em 24h e Defesa Civil emite alertas

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra devido ao encharcamento do solo

‘Dilúvio' em SC: cidade registra mais de 300mm de chuva em 24h e Defesa Civil emite alertas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em menos de 38 horas, Praia Grande (SC) registrou três vezes a média histórica de chuva para o mês de junho. Entre às 16 horas de sábado, dia 15, e às 7 horas desta segunda, dia 17, choveu 363 milímetros, o equivalente a três meses e meio de precipitação. A média histórica para o mês é de 110 milímetros, conforme informou o climatologista Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga.

Pontes interditadas e aulas suspensas

A Prefeitura de Praia Grande anunciou que a ponte sobre o Rio Pavão está interditada, isolando as comunidades de Passo Fundo, Alto da Esperança, Mãe dos Homens, Aparecida e Pedra Branca. A ponte na rodovia SC-290 também sofreu danos, com um pilar rompido, restringindo parcialmente o tráfego.

A Secretaria de Educação suspendeu as aulas em várias escolas e no Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Aprendiz. No entanto, os CEIs Leãozinho e Cantinho dos Sonhos continuam com aulas normais. A Defesa Civil atendeu a 20 casas inundadas na comunidade de 1° de Maio, e uma família precisou ser abrigada pelo município. A população foi orientada a evitar áreas alagadas e pontes submersas, além de manter crianças longe de rios e ribeirões.

Alertas da Defesa Civil

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra devido ao encharcamento do solo e à declividade da região. Entre segunda (17) e terça-feira (18), são esperados acumulados de 50 a 70 mm de chuva no Litoral Sul, aumentando o risco de movimentações de terra e inundações.

A população deve ficar atenta a sinais de deslizamentos, como inclinação de cercas e árvores, rachaduras em encostas, e estalos incomuns. Qualquer emergência pode ser reportada à Defesa Civil pelo número 199 ou aos bombeiros pelo 193.