Frente fria traz chuvas de até 100 mm para Santa Catarina

Fim de semana será marcado por instabilidade, com chuva tanto no sábado quanto no domingo

Frente fria traz chuvas de até 100 mm para Santa Catarina

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma frente fria que atua nesta sexta-feira na Metade Norte do Rio Grande do Sul com chuvas significativas está prevista para avançar pelo Sul do Brasil durante o fim de semana. Este sistema meteorológico trará precipitações que podem ser volumosas em certos pontos, com acumulados que podem superar os 100 mm em algumas localidades.

Santa Catarina é o estado que deve registrar os maiores volumes de chuva, especialmente no Planalto Sul e no Sul Catarinense, onde as precipitações podem atingir marcas perto ou mesmo acima dos 100 mm. O fim de semana será marcado por instabilidade, com chuva tanto no sábado quanto no domingo. No Nordeste catarinense, os maiores volumes são esperados para o domingo, e a chuva deve persistir, embora mais fraca, até a segunda-feira.

No Paraná, a influência da frente fria será mais intensa no domingo e na segunda-feira, com expectativa de chuva mais generalizada e por vezes moderada a forte em várias cidades. Já neste sábado, algumas áreas do estado, especialmente o Sudoeste paranaense e setores da costa, começarão a receber chuvas.

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, o tempo deve permanecer firme no Oeste, Centro e Sul do estado ao longo do fim de semana, sob a influência de uma massa de ar seco e de alta pressão de origem polar. Essas condições devem levar a madrugadas congelantes, com temperaturas abaixo de zero e formação de geada, particularmente nas regiões mais abertas. No entanto, maior nebulosidade com chuva e garoa deve afetar o Norte e o Nordeste do estado, especialmente entre a Serra e o Litoral Norte, durante o sábado e o domingo.

A população deve ficar atenta às previsões locais e tomar precauções adequadas, especialmente em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos de terra devido às chuvas intensas previstas. Com informações MetSul.