Fúria da natureza: Tempestade causa estragos em municípios do Rio Grande do Sul

Diversos municípios registraram estragos significativos na noite desta sexta-feira (22)

Fúria da natureza: Tempestade causa estragos em municípios do Rio Grande do Sul

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Fortes temporais atingiram várias regiões do Rio Grande do Sul na tarde e no início da noite desta sexta-feira (22), trazendo chuva intensa, vendavais e queda de granizo de variados tamanhos.


Diversos municípios registraram estragos significativos, com São Francisco de Assis, no Centro do estado, sendo um dos mais afetados. Uma tempestade severa com vento forte e granizo causou danos consideráveis na área urbana, incluindo a destruição do telhado de um supermercado e a queda da cobertura de um posto de combustíveis.

Em Santa Maria, a situação também foi crítica, com a queda de árvores em vários pontos da cidade, especialmente nas proximidades da rodoviária. A Defesa Civil local relatou que várias casas foram destelhadas pelo vendaval, e houve interrupção no fornecimento de energia elétrica em diferentes áreas.

Os temporais, previstos pela MetSul Meteorologia, ocorreram em uma atmosfera quente e úmida, propícia para a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, capazes de gerar chuvas fortes e tempestades. Com temperaturas superiores a 35ºC em algumas regiões, incluindo o Noroeste e vales do estado, a situação meteorológica permanece instável.

Para este sábado, espera-se que a massa de ar quente e úmido continue atuando no Rio Grande do Sul, mantendo a atmosfera instável. Apesar da presença do sol em algumas áreas, há previsão de períodos de maior nebulosidade e chances de chuvas irregulares.

Pancadas de chuva típicas de verão devem ocorrer na maioria das regiões, especialmente na Metade Norte, com risco de chuva forte e temporais isolados. No Oeste e no Sul, a precipitação será mais esparsa. O dia promete ser quente e abafado, embora não tão intenso quanto na sexta-feira, devido à alta umidade.