Geada e neve: Inverno vai chegar a Santa Catarina com força total

O inverno deste ano promete ser rigoroso

Geada e neve: Inverno vai chegar a Santa Catarina com força total

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina antecipa a chegada de um inverno mais intenso em 2024, com expectativas de condições climáticas severas, incluindo geada e neve mais frequentes e fortes em comparação com o ano passado. O meteorologista Piter Scheuer aponta que, a partir de junho, o estado deverá experimentar um clima mais seco, com a atuação de massas de ar frio significativamente mais intensas, elevando as chances de fenômenos de geada e neve, especialmente nas regiões serranas.

De acordo com Piter, o inverno deste ano promete ser notavelmente mais rigoroso, destacando-se pela maior incidência de geada e pela possibilidade de neve na Serra Catarinense e na Serra Gaúcha. A alteração climática deve-se à presença mais marcante de massas de ar frio, que se intensificarão a partir de junho, influenciando diretamente o clima.

Já para os próximos meses, há previsão de chuvas irregulares em março e chuvas mais intensas em abril. Maio pode presenciar as primeiras geadas, sobretudo em elevações maiores. Além disso, o fenômeno La Niña, com início esperado no Oceano Pacífico em março, terá seus efeitos mais notórios a partir de maio, prolongando-se pelo resto do ano, contribuindo para um período mais seco e frio, com destaque para a diminuição das precipitações e o aumento da incidência de massas de ar frio.

Este cenário prevê um inverno e uma primavera de 2024 peculiares, com menos chuvas e temperaturas mais baixas, antecedendo um possível período de aquecimento temporário em maio. Embora as projeções exatas do La Niña ainda sejam incertas, a previsão atual sugere que a população catarinense deve se preparar para um inverno com características marcantes, que poderá desafiar a infraestrutura e a rotina dos habitantes e exigir medidas preventivas das autoridades.