Ninhada com 25 jacarés é encontrada em Palhoça

A celebração é indispensável diante da presença dessa espécie na região, uma vez que já esteve ameaçada de extinção

Ninhada com 25 jacarés é encontrada em Palhoça

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma ninhada de jacarés-do-papo-amarelo foi identificada em uma área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, por uma equipe da concessionária Arteris, responsável pelo Contorno Viário de Florianópolis. A descoberta ocorreu durante as ações de monitoramento e manutenção em uma região de 166 hectares do parque, na baixada do Maciambú.

Em 2019, essa área do parque sofreu um incêndio de grandes proporções, e desde então tem passado por um processo de recuperação, sendo monitorada pela equipe do Contorno Viário. A aparição da ninhada de jacarés-do-papo-amarelo é considerada um sinal positivo de que os esforços de recuperação estão surtindo efeito.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Daniela Bussmann, gerente de sustentabilidade e meio ambiente do Contorno Viário, comemora a descoberta e reforça a importância do trabalho de conservação ambiental na região.

“A presença dessa espécie na região, que já foi ameaçada de extinção, deve ser comemorada pois representa a importância da restauração daquele ecossistema e prova que o trabalho executado na região tem contribuído para a conservação da biodiversidade”, declarou Bussmann.

A preservação e recuperação de áreas atingidas por incêndios e outras adversidades ambientais é fundamental para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico. O aparecimento da ninhada de jacarés-do-papo-amarelo é uma evidência do sucesso desses esforços na região da Serra do Tabuleiro, trazendo esperança e reafirmando a importância de ações sustentáveis e de respeito à natureza.