Reprodução / Redes sociais
No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.
Cenário preocupante para a próxima quarta-feira, impactando severamente Santa Catarina, principalmente na região de Tijucas, Itapema, Palhoça, Florianópolis e Imbituba. O assunto é grave e requer sua máxima atenção. As informações são do Portal Conexão GeoClima, parceiro do Jornal Razão.
O modelo WRF aponta para fortes rajadas de vento no começo da tarde de quarta-feira, ultrapassando os 110 km/h, com destaque para a região da Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Esse cenário de ventania vem acompanhado de outros eventos climáticos críticos. Entre o final da tarde e noite de terça-feira, um ciclone extratropical se formará no oceano e uma frente fria avançará pela região Sul, provocando tempestades capazes de gerar chuva intensa, raios, granizo e ventos fortes antes. Também há uma preocupante previsão de chuva severa na próxima semana.
Se as rajadas de vento forem extremamente fortes ou acompanhadas por outros eventos meteorológicos severos, busque abrigo em locais seguros, como um porão, se disponível. Evite ficar próximo a janelas de vidro, pois elas podem quebrar durante rajadas de vento. Se estiver dirigindo, estacione o veículo longe de árvores, postes e linhas de energia.
Evite parar sob passarelas ou pontes. Remova ou prenda objetos soltos do lado de fora da casa que possam se tornar projéteis durante ventos fortes. Mantenha distância de árvores instáveis, postes de eletricidade e linhas de energia, pois eles podem cair durante ventos fortes.
Durante rajadas de vento intensas, é mais seguro permanecer dentro de casa. Feche todas as portas e janelas e evite sair, a menos que seja absolutamente necessário. Continue nos acompanhando para ficar sempre bem informado.