Onda de frio vai marcar o segundo final de semana do inverno em Santa Catarina

Uma massa de ar frio de origem polar está a caminho

Onda de frio vai marcar o segundo final de semana do inverno em Santa Catarina

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Os catarinenses devem tirar os agasalhos do armário, pois o segundo final de semana do inverno promete temperaturas extremamente baixas em todo o estado. Uma massa de ar frio de origem polar está a caminho, trazendo consigo temperaturas abaixo de 0°C nas regiões serranas e próximas a 10°C nas outras regiões.

A partir desta quinta-feira (27), o frio já começa a ser sentido com temperaturas ao amanhecer variando entre 5°C e 10°C na maior parte de Santa Catarina. Nas áreas da Serra e do Meio-Oeste, os termômetros podem marcar próximos de 0°C, com possibilidade de nevoeiro e formação de geada. Durante o dia, espera-se uma leve elevação nas temperaturas, atingindo entre 14°C e 19°C.

De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira (28), uma frente fria rápida deve trazer chuvas fracas para o estado durante a tarde e à noite. “Após a passagem dessa frente, uma intensa massa de ar polar avança sobre o estado, causando uma queda brusca nas temperaturas durante o sábado (29) e domingo (30)", informa a equipe de monitoramento.

O domingo amanhecerá particularmente gelado, com mínimas próximas ou abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, podendo chegar a -2°C a -4°C no Planalto Sul e Meio Oeste. Nas regiões litorâneas e no Vale do Itajaí, as temperaturas variarão entre 2°C e 8°C, com ampla formação de geada.

O frio deve começar a perder força a partir de segunda-feira (1 de julho), mas as temperaturas ainda permanecerão baixas. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina também alerta para os riscos à saúde que o frio intenso traz, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos. Recomenda-se atenção especial à proteção contra hipotermia e doenças respiratórias, além de garantir que os animais domésticos tenham abrigo adequado.