Pinguins são encontrados mortos na Praia do Perequê, em Porto Belo

Quatro pinguins-de-Magalhães foram encontrados na manhã desta sexta-feira (7)

Pinguins são encontrados mortos na Praia do Perequê, em Porto Belo

Reprodução/ Olho Vivo Can

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na manhã desta sexta-feira (7), quatro pinguins-de-Magalhães foram encontrados mortos na praia do Perequê, em Porto Belo, perto de uma base dos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar. 

Os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) são presença constante na costa catarinense nos meses de inverno, de julho a setembro. Esses animais, que vivem em bandos e têm asas adaptadas para a natação, viajam do sul da Argentina até o litoral de Santa Catarina durante a estação. Contudo, muitas vezes os animais chegam à costa brasileira debilitados, feridos ou, infelizmente, mortos, devido às dificuldades da jornada migratória.

No ano passado, a Associação R3 Animal, uma organização especializada no resgate de animais marinhos, informou que mais de 508 pinguins-de-Magalhães foram resgatados em Florianópolis. Desse total, apenas 36 foram encontrados com vida.

De acordo com o PMB-BS, é comum a aparição de pinguins nas praias de Santa Catarina durante o inverno, uma vez que a espécie tem hábitos migratórios e, todos os anos, grupos saem das colônias na região da Patagônia argentina rumo às águas quentes do Atlântico.

A organização também oferece orientações sobre o que fazer ao encontrar um pinguim: não tente devolvê-lo ao mar, alimentá-lo ou hidratá-lo. Mantenha distância para evitar estressar o animal, o que pode afetar sua condição de saúde. Em caso de encontrá-los, a recomendação é ligar gratuitamente para o PMP-BS no telefone 0800 642 3341, que funciona diariamente das 8h30 às 17h30.


Com informações de Olho Vivo Can.