Queda de temperatura: Nova massa de ar polar deve atingir várias regiões do Brasil

As temperaturas nessas regiões devem registrar uma queda de 4°C a 8°C abaixo da média para esta época do ano.

Queda de temperatura: Nova massa de ar polar deve atingir várias regiões do Brasil

Foto: Ronaldo Coutinho

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O meteorologista Ronaldo Coutinho, renomado por suas previsões precisas, alerta para uma significativa mudança nas condições climáticas que deverá afetar várias regiões do Brasil entre os dias 25 e 30 de agosto.

Segundo Coutinho, uma nova massa polar começará a se formar no sul do país a partir da próxima sexta-feira, avançando gradualmente até o início de setembro.

O período de maior intensidade do frio está previsto para os dias 25 a 30 de agosto. A massa de ar frio deverá alcançar áreas que vão desde o Acre e Rondônia, passando por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e ainda afetar regiões da Bolívia e Paraguai. No Brasil, o impacto será mais evidente em Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, leste e sudeste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Durante esse período, as temperaturas nessas regiões devem registrar uma queda de 4°C a 8°C abaixo da média para esta época do ano. Coutinho também aponta que a mudança brusca será sentida especialmente em áreas que atualmente enfrentam calor intenso. Por exemplo, em Cuiabá, onde as temperaturas têm ultrapassado os 42°C, é esperado que as mínimas caiam abaixo dos 10°C no final de semana e início da próxima semana.

No Mato Grosso do Sul, a diferença será ainda mais pronunciada, com temperaturas que podem cair de 35°C a 40°C para uma faixa de 12°C a 16°C, e há possibilidade de geada no centro do estado. São Paulo também enfrentará uma redução acentuada nas temperaturas, passando dos atuais 35°C para valores mais baixos, com possibilidade de geada isolada e até mesmo risco de neve nas áreas mais altas do sul do estado.

Coutinho recomenda que a população se prepare para essas mudanças drásticas no clima e esteja atenta às condições meteorológicas locais para minimizar os impactos da queda repentina na temperatura.