Raro parto de trigêmeos em vaca surpreende SC: "um a cada 100 mil"

A raridade deste caso é ampliada pelo fato de todas as bezerras terem nascido vivas através de um parto natural

Raro parto de trigêmeos em vaca surpreende SC: "um a cada 100 mil"

Reprodução/ G1

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em um acontecimento raro, uma vaca deu à luz trigêmeas na propriedade de uma família em Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina. O parto, que ocorreu na madrugada da última quarta-feira (26), surpreendeu a família do estudante Lucas Eduardo Talian, 22 anos.

José Francisco Bragança, veterinário especializado em fisiopatologia da reprodução, esclarece que a probabilidade de um caso como este é de um para cada 100 mil partos. Normalmente, a espécie bovina produz um único filhote por gestação. A raridade deste caso é ampliada pelo fato de todas as bezerras terem nascido vivas através de um parto natural.

Além de fatores relacionados a tratamentos hormonais, Bragança menciona que outras variáveis como hereditariedade, condição corporal, estado nutricional, manejo e idade podem contribuir para gestações atípicas. A vaca em questão havia sido submetida a um protocolo conhecido como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que poderia ter contribuído para a gestação múltipla.

A IATF é uma tecnologia reprodutiva que possibilita a sincronização da ovulação da fêmea, permitindo a inseminação em um tempo fixo. O procedimento pode ter desencadeado uma resposta mais sensível no animal, resultando na gestação de trigêmeas.

A família ficou surpresa com o parto das trigêmeas. Lucas relata que seus pais encontraram três bezerras recém-nascidas durante a ordenha matinal, por volta das 5h30. Normalmente, um bezerro nasce pesando 35 kg, mas devido à peculiaridade da gestação, as trigêmeas nasceram pesando 13 kg, 16 kg e 20 kg.

"Com cuidado e zelo pelos animais, elas vão crescer e serão as nossas vacas do futuro", afirma Lucas.


Fonte: G1.