Resgate de coruja termina com final inesperado em Jaraguá do Sul

Ave da espécie Mocho-diabo foi resgatada por bombeiros voluntários da cidade

Resgate de coruja termina com final inesperado em Jaraguá do Sul

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A comunidade de Jaraguá do Sul testemunhou um momento delicado envolvendo a fauna local, quando uma coruja da espécie Mocho-diabo, resgatada pelos Bombeiros Voluntários na manhã de domingo (14), não resistiu às lesões sofridas e faleceu na segunda-feira (15). O resgate do animal ocorreu na Rua Leopoldo Malheiro e logo despertou a atenção e o cuidado dos envolvidos.

Após o resgate, a coruja foi prontamente encaminhada para a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), onde recebeu atendimento especializado.

Os veterinários identificaram uma grave lesão na coluna, condição que aponta para a possibilidade de um acidente como causa do ferimento. Christian Raboch Lempek, biólogo da Fujama, comentou sobre as circunstâncias que sugerem um possível acidente envolvendo a ave.

Apesar dos esforços dos profissionais e do atendimento recebido, a coruja Mocho-diabo não sobreviveu. Seguindo o protocolo da Fujama, o corpo do animal será agora preparado para taxidermia, uma prática que permite sua preservação.

Posteriormente, a coruja servirá como um recurso educativo em ações de Educação Ambiental promovidas pela fundação, contribuindo para a conscientização sobre a biodiversidade local e a importância da preservação da fauna.