Rio do Sul tem o dia mais chuvoso registrado desde 2016

A Defesa Civil de Rio do Sul emitiu um alerta sobre o alto risco de deslizamentos de terra

Rio do Sul tem o dia mais chuvoso registrado desde 2016

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Neste sábado (18), Rio do Sul registrou um volume de precipitação sem precedentes desde o início das medições modernas em julho de 2016. O sensor instalado na cidade, responsável por registrar níveis do rio, precipitação e outros dados vitais para a Defesa Civil municipal, captou 152,2 milímetros de chuva em apenas um dia, superando o recorde anterior de 99,8 milímetros registrado em 4 de maio de 2022.

A previsão inicial para o período entre sexta-feira e sábado indicava um acumulado de chuvas entre 80 e 120 milímetros. No entanto, o total alcançado nos dois dias foi de 167 milímetros, demonstrando a intensidade excepcional do evento.

Este fenômeno não foi isolado a Rio do Sul, mas afetou amplamente o Alto Vale, especialmente em áreas fora do alcance das barragens de contenção. As chuvas concentradas resultaram na elevação do nível do rio Itajaí-Açu em quase cinco metros e meio em 24 horas, desencadeando uma enchente significativa na região.

A precisão das medições anteriores a 2016, realizadas por pluviômetros tradicionais e em locais diferentes dos atuais, não é comparável à exatidão dos dados fornecidos pelo sensor na ponte Dom Tito Buss, situado entre os bairros Jardim América e Canta Galo.

Alerta para Riscos Associados

Devido ao volume concentrado de chuvas, a Defesa Civil de Rio do Sul emitiu um alerta sobre o alto risco de deslizamentos de terra, quedas de barreiras e outras ocorrências relacionadas à precipitação intensa. A comunidade é instada a manter vigilância e a reportar imediatamente qualquer sinal de perigo à Defesa Civil através do telefone 199.