Santa Catarina enfrenta onda de frio intenso

O estado está enfrentando uma onda de frio intenso, com temperaturas baixas em todas as regiões

Santa Catarina enfrenta onda de frio intenso

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O estado de Santa Catarina está enfrentando uma onda de frio intenso, com temperaturas baixas em todas as regiões. Este cenário é causado pela combinação de tempo instável e chuvoso com a presença de uma massa de ar frio de origem polar próxima ao estado. As temperaturas não têm ultrapassado os 15°C e essa condição já foi observada na tarde de ontem (sábado, 06) e deve continuar neste domingo (07) e ao longo da semana.

Durante as madrugadas e amanheceres, são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 5°C nos planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado, as mínimas tendem a variar entre 5 e 10°C. Durante as tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos, e entre 10 e 13°C nas demais regiões. Essa situação configura uma onda de frio, com temperaturas permanecendo abaixo do esperado por um período prolongado.

Riscos à Saúde

A Defesa Civil alerta para os riscos que o frio intenso traz à saúde, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Todas as pessoas podem ser afetadas pelo frio, mas a atenção deve ser redobrada para aqueles em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos e também para os animais domésticos.

Recomendações da Defesa Civil Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos. Procure se agasalhar bem e beber bastante água. Evite locais aglomerados. Mantenha a higiene das mãos. Não transite em áreas com avisos de congelamento de pista e siga as orientações das Polícias Rodoviárias.

Recomendações da Defesa Civil

  • Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
  • Procure se agasalhar bem e beber bastante água.
  • Evite locais aglomerados.
  • Mantenha a higiene das mãos.
  • Não transite em áreas com avisos de congelamento de pista e siga as orientações das Polícias Rodoviárias.

O risco é considerado moderado nas áreas marcadas em amarelo no mapa da Defesa Civil e alto nas áreas em laranja, com destaque para o desconforto térmico e os potenciais problemas de saúde decorrentes do frio.

A Defesa Civil e as autoridades locais continuam monitorando a situação e recomendam que a população siga as orientações para minimizar os riscos durante este período de frio intenso.