Santa Catarina tem dia gelado com queda drástica de temperaturas

Massa de ar frio traz temperaturas negativas e agitação marítima ao estado

Santa Catarina tem dia gelado com queda drástica de temperaturas

Imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), Santa Catarina está vivenciando nesta terça-feira (28) um dos dias mais frios do ano devido à chegada de uma intensa massa de ar frio. As temperaturas estão previstas para despencar em várias regiões do estado, alcançando valores negativos nas áreas mais altas da Serra, onde poderão chegar a -1°C.

Nas regiões do Grande Oeste e dos planaltos, a temperatura oscilará entre 3°C e 7°C, enquanto no litoral as mínimas serão em torno de 10°C, com as máximas não ultrapassando 20°C no norte e 9°C no oeste do estado. Este cenário de frio se estenderá até pelo menos quinta-feira (30), afetando principalmente as primeiras horas do dia.

A situação se agrava com a presença de um ciclone extratropical no alto mar, que está impulsionando ventos fortes, diminuindo ainda mais a sensação térmica e provocando uma ressaca marítima entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As ondas poderão alcançar de 2,0m a 2,5m. Nos dias subsequentes, a agitação marítima aumentará ainda mais, com ondas de sul/sudoeste podendo atingir entre 3,5m e 4,0m perto da costa.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomenda que a população evite atividades marítimas e permaneça alerta quanto ao risco elevado de ressaca, que pode afetar a navegação, a pesca e atividades náuticas, além de potencializar a erosão costeira.