Tijucas amanhece com a menor temperatura do ano e previsão é de mais frio

Intenso frio chega a Santa Catarina: Itapema registrou 10ºC e previsão indica geada nos próximos dias

Tijucas amanhece com a menor temperatura do ano  e previsão é de mais frio

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina amanheceu sob um intenso frio neste domingo, 18 de junho, com o Litoral Norte, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí enfrentando temperaturas extremamente baixas. Itapema, conhecida por suas belas praias, viu os termômetros marcarem 10ºC às 5h. As cidades de Tijucas e Itajaí não ficaram muito atrás, registrando mínimas de 8.7ºC e 8.9ºC, respectivamente.

Receba notícias pelo WhatsApp do Jornal Razão! Clique aqui para acessar. 

A região mais fria do estado, porém, foi a área montanhosa, onde Urubici e Urupema sofreram temperaturas de -1.8ºC, segundo dados da Defesa Civil. A área de alta pressão mantém o tempo firme e ensolarado na maior parte do estado, embora a sensação de frio permaneça.

"A previsão indica que tanto a segunda-feira, 19, quanto a terça-feira, 20, trarão condições propícias para a formação de geada em áreas de maior altitude durante o amanhecer," diz Ronaldo Coutinho, especialista da Climaterra. Para a próxima segunda-feira (19), a previsão é de temperaturas variando entre 0ºC e 6ºC ao amanhecer na maior parte do estado, com possibilidade de chegar a 12ºC nas áreas litorâneas.

Apesar do sol predominar em todo o Vale do Itajaí, as tardes não deverão apresentar um aquecimento significativo, com temperaturas máximas previstas entre 15ºC a 21ºC. De acordo com Coutinho, essa tendência de clima frio deve se manter pelo menos até quarta-feira, 21 de junho.

O especialista em climatologia ainda alerta que as projeções avançadas indicam o retorno da chuva a Santa Catarina na segunda metade da próxima semana, seguida por um novo pulso de frio invernal. Os catarinenses devem se preparar para mais dias de temperaturas baixas à frente, com o inverno mostrando a sua força no estado.