Último fim de semana de verão em SC tem calorão e chuva

Em Tijucas, até arco-íris vai aparecer. Confira a previsão do tempo

Último fim de semana de verão em SC tem calorão e chuva

Imagem ilustrativa/ reprodução/ Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O verão está chegando ao fim e Santa Catarina se prepara para um último final de semana de altas temperaturas e instabilidades climáticas. Neste sábado (16), a manhã será marcada pela presença do sol, mas a tarde trará um aumento na nebulosidade, especialmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Esse fenômeno é um indicativo da aproximação de uma frente fria que promete mudar o tempo no estado.

Para Tijucas, a previsão do tempo para o último final de semana de verão indica que o sábado (16) começará com sol e aumento de nuvens pela manhã. No entanto, são esperadas pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas devem variar entre 24°C e 32°C, com ventos de direção nor-nordeste a 7 km/h e umidade do ar entre 74% e 100%. Há alta probabilidade de arco-íris.

No restante do estado, as temperaturas permanecerão elevadas, com as mínimas oscilando entre 15°C e 20°C nos planaltos e na Grande Florianópolis Serrana. 

Nas demais regiões, as mínimas ficarão entre 20°C e 28°C. À tarde, as máximas variarão de 26°C a 30°C nos pontos mais altos do estado, de 30°C a 34°C do Meio-Oeste ao litoral e de 35°C a 39°C no Oeste, Extremo Oeste e Alto Vale do Itajaí.

A chegada da frente fria trará condições para pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões catarinenses, com início previsto para as áreas ao sul do estado e expansão para as demais regiões ao longo da noite. Os ventos, por sua vez, soprarão com intensidade fraca a moderada, predominando de nordeste a noroeste no interior e de norte no litoral, podendo apresentar rajadas de até 60 km/h à tarde em todo o território catarinense.

Domingo (17) amanhecerá com pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná, devido à frente fria que se afastará de Santa Catarina. No entanto, entre o final da madrugada e o início da manhã, a chuva perderá intensidade e o sol aparecerá entre nuvens em todas as regiões. 

Durante a manhã e início da tarde, um sistema de baixa pressão provocará chuvas e temporais, com destaque para as áreas do centro e leste do estado.

Para Tijucas, a previsão é semelhante, com sol e aumento de nuvens de manhã, seguidos por pancadas de chuva à tarde e à noite. 

As temperaturas estarão na faixa de 24°C a 33°C, com ventos de direção norte a 9 km/h e umidade do ar variando entre 66% e 100%. A probabilidade de arco-íris é alta.

As temperaturas também continuarão altas no restante do estado, com mínimas entre 16°C e 19°C nos planaltos e entre 20°C e 25°C nas demais regiões. 

As máximas, por sua vez, ficarão entre 28°C e 31°C no Planalto Sul e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, enquanto nas outras regiões oscilarão entre 30°C e 37°C. 

As maiores temperaturas são esperadas para todo o Vale do Itajaí e o Litoral Norte.